Topo

Sem o e-reader! Ficou mais fácil ler livros do Kindle em celular barato

iStock
Imagem: iStock

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

08/05/2018 10h00

Muita gente ainda não sabe, mas é possível ter acesso aos livros do leitor digital Kindle sem a necessidade de ter o aparelho em mãos. A Amazon oferece já há algum tempo um aplicativo gratuito para celulares e tablets que funciona praticamente igual ao e-reader.

É só baixar, fazer login com a conta da Amazon e sair devorando livros (pagos ou gratuitos) por aí.

Veja também

Mas uma novidade anunciada pela Amazon nesta terça-feira (8) quer deixar essa experiência ainda mais prática. A empresa acaba de lançar uma versão bem mais leve desse aplicativo, o Kindle Lite.

Com apenas 2 MB, o novo app funcionará (a princípio) apenas para dispositivos Android. O objetivo da Amazon com a novidade é oferecer uma ferramenta de leitura mais leve e que não ocupe tanto a memória dos celulares.

O tamanho padrão do aplicativo “original” varia de acordo com o dispositivo em que ele será instalado. Mas, para termos uma ideia, nós baixamos a versão antiga do Kindle em um Moto G6 Plus e ela tinha 48,61 MB.

Segundo a Amazon, novo aplicativo oferece recursos semelhantes ao do Kindle padrão, como amostra grátis de livros, recomendações de títulos personalidades e sincronização do ponto de leitura em todos os dispositivos que você estiver usando.

Além disso, o Kindle Lite permite que o usuário comece a ler seus livros sem precisar esperar o download completo das obras. A Amazon também destaca que mesmo com uma internet mais lenta, as pessoas conseguirão continuar lendo os livros baixados.

O Brasil é o segundo país a receber o Kindle Lite. O primeiro lugar escolhido pela Amazon foi a Índia.

Quem gostou da novidade, pode fazer o download na Google Play Store ou no site da própria Amazon.