Topo

As 11 novidades mais legais anunciadas pelo Google na conferência de 2018

Bruna Souza Cruz e Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 09h22

A conferência do Google de 2018 para desenvolvedores foi recheada de novidades legais. A empresa deu alguns detalhes sobre o próximo Android que aparecerá nos celulares, mostrou como seu Assistente pode ser revolucionário e ainda apresentou ferramentas que podem te ajudar muito no dia a dia – como mudanças no Google Maps e Google Fotos.

O UOL Tecnologia separou onze dos principais destaques da conferência e quando você poderá usufruir dos anúncios - veja o funcionamento de cinco deles no vídeo acima. Alguns já estão disponíveis, mas outros podem demorar para chegar.

Veja também: 

Confira abaixo:

1. Google Assistente super articulado

Google Assistente conseguiu fazer ligação e marcar horário no salão em teste - Reprodução - Reprodução
Google Assistente conseguiu fazer ligação e marcar horário no salão em teste
Imagem: Reprodução

O que é? O Google Assistente poderá fazer ligações por você. Você diz que quer cortar o cabelo, e a ferramenta fará a ligação simulando uma voz humana, marcando o horário no salão e conversando com a atendente.

Quando chega? Sem data definida. O Google disse que trabalha há anos na tecnologia e trabalha nela para lançar o recurso sem erros. Parte da ferramenta será lançada como “experimento” nas próximas semanas.

2. Maps vai te salvar

Google Maps, Street View, novos recursos - Reprodução - Reprodução
Google Maps conseguirá guar pela câmera quem se perde com mapas
Imagem: Reprodução

O que é? Com a ajuda da câmera do seu celular, o Google Maps vai identificar onde você está (sem você falar) e vai te guiar pelas ruas, misturando o Google Street View, com realidade aumentada e os cartões de serviços e estabelecimentos do Google.

Quando chega? Sem data definida pela companhia.

3. Curadoria do Google Maps

Google Maps ganhou novidades - Reprodução - Reprodução
Google Maps ganhou novidades
Imagem: Reprodução

O que é? O aplicativo vai te sugerir restaurantes de acordo com seu gosto e a classificação que deu de outros locais que frequentou. Ele ainda vai dar a porcentagem de chance de você gostar do lugar, como a Netflix faz com filmes.

Quando chega? Nos próximos meses.

4. Fotos antigas ganham cor no Google Fotos

Google IO 2018 - novidades do Google - Reprodução - Reprodução
Google Fotos poderá colorir fotos antigas
Imagem: Reprodução

O que é? O Google Fotos vai usar inteligência artificial e aprendizado de máquinas para sugerir edições em fotos. Ele será capaz, inclusive, de colocar cor em fotos antigas em preto e branco, clicando um apenas um botão. Ele também identifica documentos e sugere rapidamente a transformação para PDF.

Quando chega? Nos próximos meses.

5. Conversas reais com o Google Assistente

Google Assistente - Divulgação - Divulgação
Google Assistente terá conversas mais naturais
Imagem: Divulgação

O que é? O Google Assistente conseguirá manter conversas mais naturais e fluidas. Você não precisará falar mais “hey Google” para cada frase: é só dar início e seguir a conversa. O assistente também entenderá mais de uma pergunta em uma mesma frase.

Quando chega? Nas próximas semanas.

6. Bateria que rende mais

Google IO 2018 - Novo controle de gestos no Android - Reprodução - Reprodução
Android terá controle por gestos como iPhone X
Imagem: Reprodução

O que é? O próximo Android P terá um recurso chamado “Doutor Bateria”. Ele analisará como você usa o celular e em quais horários abre certos apps para te ajudar a gerenciar a energia da bateria. A promessa é de que o recurso garante 30% mais de energia. O sistema também adotará mais gestos, como o do iPhone X.

Quando chega? Com o Android P, que ainda não tem data de lançamento, mas deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

7. Menos vício no celular

celular - Getty Image - Getty Image
Google quer te deixar menos viciado no celular
Imagem: Getty Image

O que é? O Android P terá dois modos para deixar as pessoas menos viciadas no celular. O "shush", que é uma espécie de "não perturbe" e será ativado quando o usuário colocar o celular com a tela virada para baixo. E um modo que deixa a tela em preto e branco, o que, em tese, torna a navegação menos atrativa.

Quando chega? Com o Android P, que ainda não tem data de lançamento, mas deve ser lançado no segundo semestre.

8. Estilo na Google Lens

O que é? Ao posicionar a câmera do celular em móveis, objetos de decoração ou roupas, o Google Lens oferece opções de produtos inspirados nos modelos da foto. Você pode facilmente comprar roupas parecidas com a de seus amigos, por exemplo.

Quando chega? Chegará aos dispositivos LG G7, Google Pixel e outros modelos com Android da Motorola, Sony, Nokia, TCL, Asus (entre outras) a partir da próxima semana.

9. Gmail quase digita email por você

O que é? O Gmail passará a completar textos por você. Você pode começar a escrever “meu endereço é” que o restante da frase será completada automaticamente, por exemplo. Ele chega a sugerir frases completas, não só palavras.

Quando chega? A partir das próximas semanas. Você precisa autorizar testes experimentais nas configurações do email.

10. Google News remodelado

App Google News será remodelado - Reprodução - Reprodução
App Google News será remodelado
Imagem: Reprodução

O que é? O app do Google News vai ser remodelado e será capaz de recomendar notícias relevantes para os usuários, além de agrupar coberturas jornalísticas e resumir matérias. É possível ainda assinar jornais e checar fatos diretamente pelo app.

Quando chega? Parte do recurso já está disponível e outros serão adicionados a partir das próximas semana.

11. Carro autônomo é realidade

Waymo / Jaguar Autonomous I-Pace - Divulgação - Divulgação
Veículos sem motorista estão próximos de virar realidade
Imagem: Divulgação

O que é? A Waymo, companhia da Alphabet (conglomerado do Google), vai colocar nas ruas de Phoenix (Arizona) o serviço de carros autônomos que usuários poderão pedir via aplicativo, semelhante à Uber. A tecnologia do carro sem motorista poderá ser usada por qualquer um na cidade.

Quando chega? Até o final deste ano na cidade norte-americana.