As 11 novidades mais legais anunciadas pelo Google na conferência de 2018

Bruna Souza Cruz e Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

A conferência do Google de 2018 para desenvolvedores foi recheada de novidades legais. A empresa deu alguns detalhes sobre o próximo Android que aparecerá nos celulares, mostrou como seu Assistente pode ser revolucionário e ainda apresentou ferramentas que podem te ajudar muito no dia a dia – como mudanças no Google Maps e Google Fotos.

O UOL Tecnologia separou onze dos principais destaques da conferência e quando você poderá usufruir dos anúncios - veja o funcionamento de cinco deles no vídeo acima. Alguns já estão disponíveis, mas outros podem demorar para chegar.

Veja também: 

Confira abaixo:

1. Google Assistente super articulado

Reprodução
Google Assistente conseguiu fazer ligação e marcar horário no salão em teste

O que é? O Google Assistente poderá fazer ligações por você. Você diz que quer cortar o cabelo, e a ferramenta fará a ligação simulando uma voz humana, marcando o horário no salão e conversando com a atendente.

Quando chega? Sem data definida. O Google disse que trabalha há anos na tecnologia e trabalha nela para lançar o recurso sem erros. Parte da ferramenta será lançada como "experimento" nas próximas semanas.

2. Maps vai te salvar

Reprodução
Google Maps conseguirá guar pela câmera quem se perde com mapas

O que é? Com a ajuda da câmera do seu celular, o Google Maps vai identificar onde você está (sem você falar) e vai te guiar pelas ruas, misturando o Google Street View, com realidade aumentada e os cartões de serviços e estabelecimentos do Google.

Quando chega? Sem data definida pela companhia.

3. Curadoria do Google Maps

Reprodução
Google Maps ganhou novidades

O que é? O aplicativo vai te sugerir restaurantes de acordo com seu gosto e a classificação que deu de outros locais que frequentou. Ele ainda vai dar a porcentagem de chance de você gostar do lugar, como a Netflix faz com filmes.

Quando chega? Nos próximos meses.

4. Fotos antigas ganham cor no Google Fotos

Reprodução
Google Fotos poderá colorir fotos antigas

O que é? O Google Fotos vai usar inteligência artificial e aprendizado de máquinas para sugerir edições em fotos. Ele será capaz, inclusive, de colocar cor em fotos antigas em preto e branco, clicando um apenas um botão. Ele também identifica documentos e sugere rapidamente a transformação para PDF.

Quando chega? Nos próximos meses.

5. Conversas reais com o Google Assistente

Divulgação
Google Assistente terá conversas mais naturais

O que é? O Google Assistente conseguirá manter conversas mais naturais e fluidas. Você não precisará falar mais "hey Google" para cada frase: é só dar início e seguir a conversa. O assistente também entenderá mais de uma pergunta em uma mesma frase.

Quando chega? Nas próximas semanas.

6. Bateria que rende mais

Reprodução
Android terá controle por gestos como iPhone X

O que é? O próximo Android P terá um recurso chamado "Doutor Bateria". Ele analisará como você usa o celular e em quais horários abre certos apps para te ajudar a gerenciar a energia da bateria. A promessa é de que o recurso garante 30% mais de energia. O sistema também adotará mais gestos, como o do iPhone X.

Quando chega? Com o Android P, que ainda não tem data de lançamento, mas deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

7. Menos vício no celular

Getty Image
Google quer te deixar menos viciado no celular

O que é? O Android P terá dois modos para deixar as pessoas menos viciadas no celular. O "shush", que é uma espécie de "não perturbe" e será ativado quando o usuário colocar o celular com a tela virada para baixo. E um modo que deixa a tela em preto e branco, o que, em tese, torna a navegação menos atrativa.

Quando chega? Com o Android P, que ainda não tem data de lançamento, mas deve ser lançado no segundo semestre.

8. Estilo na Google Lens

Google Lens
Imagem: Google

O que é? Ao posicionar a câmera do celular em móveis, objetos de decoração ou roupas, o Google Lens oferece opções de produtos inspirados nos modelos da foto. Você pode facilmente comprar roupas parecidas com a de seus amigos, por exemplo.

Quando chega? Chegará aos dispositivos LG G7, Google Pixel e outros modelos com Android da Motorola, Sony, Nokia, TCL, Asus (entre outras) a partir da próxima semana.

9. Gmail quase digita email por você

Google Gmail
Imagem: Google

O que é? O Gmail passará a completar textos por você. Você pode começar a escrever "meu endereço é" que o restante da frase será completada automaticamente, por exemplo. Ele chega a sugerir frases completas, não só palavras.

Quando chega? A partir das próximas semanas. Você precisa autorizar testes experimentais nas configurações do email.

10. Google News remodelado

Reprodução
App Google News será remodelado

O que é? O app do Google News vai ser remodelado e será capaz de recomendar notícias relevantes para os usuários, além de agrupar coberturas jornalísticas e resumir matérias. É possível ainda assinar jornais e checar fatos diretamente pelo app.

Quando chega? Parte do recurso já está disponível e outros serão adicionados a partir das próximas semana.

11. Carro autônomo é realidade

Divulgação
Veículos sem motorista estão próximos de virar realidade

O que é? A Waymo, companhia da Alphabet (conglomerado do Google), vai colocar nas ruas de Phoenix (Arizona) o serviço de carros autônomos que usuários poderão pedir via aplicativo, semelhante à Uber. A tecnologia do carro sem motorista poderá ser usada por qualquer um na cidade.

Quando chega? Até o final deste ano na cidade norte-americana.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos