Topo

Facebook lança no Brasil ferramenta que identifica notícias falsas

Ferramenta de verificação de notícias do Facebook no celular - Divulgação/Facebook
Ferramenta de verificação de notícias do Facebook no celular Imagem: Divulgação/Facebook

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

10/05/2018 13h53

A disseminação das fake news (notícias falsas) no Facebook, infelizmente, já faz parte da rotina de vários brasileiros. É só entrar na rede social e ser bombardeado de conteúdos recheados de falsas informações.

O bom é que, depois do escândalo envolvendo o uso de dados de mais de 87 milhões de usuários como arma política, o Facebook intensificou uma série de mudanças em suas regras e produtos, incluindo o combate a notícias falsas como uma de suas prioridades.

A prova disso é que a partir da próxima semana os usuários brasileiros terão acesso a um novo recurso na rede social que vai exibir se uma notícia é verdadeira ou não. Tudo isso com a ajuda das agências de checagem de informações Aos Fatos e Agência Lupa.

Veja também

Vai funcionar assim: notícias que forem denunciadas como falsas pelos usuários do Facebook vão chegar até as agências para que elas analisem sua veracidade.

Caso o conteúdo seja classificado como falso, o Facebook vai reduzir a distribuição orgânica (aquela que não é preciso pagar para ser disseminado) no feed de notícia das pessoas. Na parte dos usuários, o Facebook vai enviar notificações alertando sobre a veracidade ou não da notícia.

Além disso, a página que insistir em compartilhar repetidamente conteúdos falsos terá todo o alcance "prejudicado".

"Esse mecanismo permitiu cortar em até 80% a distribuição orgânica de notícias consideradas falsas por agências de verificação parceiras nos Estados Unidos, onde a ferramenta já está funcionando há algum tempo", afirmou a empresa.

"Notícias consideradas falsas pelas agências de verificação não poderão ser impulsionadas no Facebook. E as páginas que publicarem com frequência tais conteúdos não terão mais a opção de usar anúncios para construir suas audiências", acrescentou.