Topo

Em vídeo, robô mostra que usa escadas melhor que o inimigo do Robocop

Conheça os robôs articulados da Boston Dynamics

UOL Notícias

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

11/05/2018 10h47

Quem acompanha o noticiário de tecnologia deve estar lembrado do SpotMini, robô de quatro patas da Boston Dynamics que viralizou com um vídeo em que demonstra sua capacidade de abrir portas como um humano comum.

Ele atacou novamente: em um novo vídeo publicado na quinta-feira (10) no YouTube da empresa, agora consegue andar sozinho com seus próprios sensores, evitando obstáculos e até mesmo subindo escadas.

VEJA TAMBÉM:

No vídeo, o robô quadrúpede navega de forma autônoma em uma rota especificada por um escritório e um laboratório. Antes do teste, o SpotMini é conduzido manualmente pelo local para que possa construir um mapa do espaço com dados visuais de câmeras montadas na frente, nas costas e nas laterais do robô.

A Boston explicou o processo: "Durante a execução autônoma, o SpotMini usa dados das câmeras para localizar-se no mapa e detectar e evitar obstáculos. Quando o operador o libera no início do vídeo, o robô fica por conta própria. No canto inferior esquerdo, podemos acompanhar também o mapa que ele traçou previamente.

O tempo total de caminhada para esta rota é de pouco mais de seis minutos --o vídeo usa recurso de "fast-forward" para mostrar tudo em menos tempo. Podem ser vistos códigos QR em algumas paredes do corredor do escritório, mas segundo a empresa, eles servem para medir o desempenho da caminhada, e não para orientá-lo.

O ponto alto, claro, é quando ele sobe a escada sozinho. Robôs e escadas não costumam se dar bem --quem assistiu ao primeiro "Robocop" lembra que até mesmo o letal robozão ED-209, que deu uma canseira no herói, teve um triste final ao tentar descer uns poucos degraus.

Este é mais um feito notável da Boston, empresa que está avançando bem na questão motora dos robôs em ambientes hostis para eles. E não custa lembrar: pode ser que esses bichos mecânicos sejam usados para ajudar pessoas ou travar as guerras do futuro, vai saber.