De olho na segurança

Modinha: mensagens que travam o WhatsApp podem estragar o celular?

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

A galera não tem mais o que inventar. A nova moda agora é enviar mensagens no WhatsApp com uma pegadinha que trava o aplicativo.

Foi o caso do emoji do esquilo, e agora surge outra, disfarçada de "Tutorial para NÃO travar mais o WhatsApp com a msg do esquilo". No iPhone, rola ainda a "black dot of death" (botão preto da morte, em tradução livre).

Quando você clica em qualquer uma das delas, o WhatsApp trava e, em alguns casos, o celular também ficava congelado. A mensagem do ponto preto trava ainda o aplicativo de mensagens no iPhone. Testamos, e as pegadinhas não funcionam na versão web do WhatsApp.

Não se trata de um vírus, mas de uma mensagem gigante, com mais de mil toques. O esquilo ou o "Leia Mais" do tutorial escondem um monte de caracteres ocultos que excedem a capacidade do aplicativo de processar. Por isso, os aparelhos acabam travando. 

VEJA TAMBÉM

Reprodução

Então, a dica é não clicar em nada e apagar a mensagem.

Para isso, pressione a mensagem por alguns segundos até que a caixinha preta de opções (no caso de iPhones) ou o ícone de lixeira (Androids) apareça. Selecione a opção "Apagar".

Já cliquei, já travou. E agora?

Calma, tente fechar o WhatsApp. Se não for possível, reinicie o aparelho.

A pegadinha, apesar de inconveniente, não causa nenhum dano permanentemente ao seu telefone --mesmo que você caia muitas vezes seguidas.

Segundo o professor Luciano Pereira Soares, do departamento de engenharia do Insper, os sistemas operacionais dos celulares (Android e iOS) possuem uma certa proteção sobre o que os aplicativos conseguem fazer. Por isso, dificilmente um aparelho poderia ser danificado com os travamentos.

O que pode acontecer é você perder algo de importante que estava fazendo durante o uso do aplicativo.

"Um celular não deveria danificar por causa de um aplicativo, como o WhatsApp, ficar travando. Agora, alguns bugs em aplicativos podem causar aborrecimentos. Por exemplo, se no Android você deu acesso ao Whatsapp para suas imagens, um bug no aplicativo poderia começar a apagar suas fotos", acrescenta Soares.

Por fim, uma última recomendação: por favor, não seja a pessoa chata que passa esse tipo de mensagem adiante.

Getty Images/iStockphoto

WhatsApp: quer saber como aproveitar melhor o seu mensageiro preferido?

Clique aqui

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos