Topo

Robôs-animais que bombam na internet podem ser vendidos em 2019

Conheça os robôs articulados da Boston Dynamics

UOL Notícias

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

11/05/2018 16h26

A Boston Dynamics, fabricante de alguns dos mais impressionantes robôs da atualidade no quesito movimentação, se prepara para começar a vender suas criações. O primeiro será o SpotMini, em fase de pré-produção e com previsão de venda em 2019. O anúncio foi feito no evento TC Sessions: Robotics, do portal de tecnologia "TechCrunch", em Berkeley (EUA).

A empresa diz que seus planos são construir os primeiros 100 SpotMinis no final deste ano para fins comerciais, com o objetivo de vendê-los no ano que vem. Eles ainda não falaram sobre preços, mas detalharam que o mais recente protótipo do SpotMini custa dez vezes menos para construir do que a versão anterior, o Spot.

VEJA TAMBÉM:

Quem acompanha o noticiário de tecnologia deve estar lembrado do SpotMini. O robô de quatro patas da Boston viralizou com um vídeo em que demonstra sua capacidade de abrir portas como um humano comum.

A Boston Dynamics destaca que o SpotMini é o "robô mais silencioso que já construíram". Ele pesa cerca de 27 quilos e pode operar por cerca de 90 minutos com carga.

No vídeo mais recente, o robô quadrúpede navega de forma autônoma em uma rota especificada por um escritório e um laboratório. Antes do teste, o SpotMini é conduzido manualmente pelo local para que possa construir um mapa do espaço com dados visuais de câmeras montadas na frente, nas costas e nas laterais do robô.

Em outro vídeo recente da Boston, outra criação sua, o Atlas, mostra suas habilidades em cooper em um chão irregular de gramado, com direito até a um pulinho.

Os feitos notáveis da Boston nos deixam pensando em que esses bichos mecânicos serão usados: para ajudar pessoas ou travar as guerras do futuro.