Topo

Musk mostra túnel do Hyperloop e promete viagens gratuitas em Los Angeles

Elon Musk já havia compartilhado fotos de um Tesla dentro do túnel da Boring Company - Instagram/Reprodução
Elon Musk já havia compartilhado fotos de um Tesla dentro do túnel da Boring Company Imagem: Instagram/Reprodução

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

12/05/2018 14h26

O empresário Elon Musk apresentou na última sexta-feira (11) o progresso das obras do primeiro túnel do Hyperloop sob Los Angeles. Pelo Instagram, o sul-africano compartilhou um vídeo do trajeto subterrâneo e prometeu que a Boring Company oferecerá corridas gratuitas em breve, nos próximos meses.

“O primeiro túnel da Boring Company embaixo de Los Angeles está quase pronto! Dependendo de aprovações regulatórias finais, nós vamos oferecer viagens de graça ao público em alguns meses”, publicou o empresário.

VEJA TAMBÉM

Musk aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de todos, do público a políticos, e reiterou o comprometimento de que o serviço dará prioridade a pedestres e ciclistas em suas cápsulas de transporte. O empresário também prometeu que o preço da passagem será inferior ao de um bilhete de ônibus.

O trajeto mostrado no vídeo tem 3,2 quilômetros e foi construído a partir da sede da SpaceX, localizada na cidade de Hawthorne, na Califórnia. Ele compõe uma das rotas projetadas pela empresa de Musk para a região de Los Angeles, que também receberá uma ligação do aeroporto local até Westwood, área em que o túnel que sai de Hawthorne terá destino.

Fora a cidade californiana, a Boring Company tem dois projetos em curso, em Chicago e entre as cidades de Baltimore e Washington, mas o escopo do Hyperloop é maior do que as fronteiras dos Estados Unidos.

Em abril, foi anunciada a criação de um centro de inovação logística da Hyperloop Transportation Technologies em Contagem-MG. A companhia não tem relação com Musk e suas outras empresas, porém trabalha em torno de uma tecnologia semelhante.

O meio de transporte promete diversidade, sendo capaz de transportar pessoas, carros ou cargas. Falando especificamente sobre o projeto de Musk na grande Los Angeles, a ideia é escapar do caótico trânsito local, permitindo automóveis, pedestres e ciclistas em seus túneis.

O túnel terá trilhos magnéticos com veículos que transportarão de 8 a 16 passageiros, ou um carro de médio porte. Além de escapar o tráfego das avenidas, o meio de transporte atingirá até 200 km/h.

Hyperloop TT apresenta centro de inovação em Contagem-MG

UOL Notícias