WhatsApp

Até que enfim! WhatsApp testa recurso que esconde fotos no Android

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images/iStockphoto

Uma atualização de teste do WhatsApp promete resolver um problema recorrente de quem usa aparelhos com Android: parar de uma vez por todas de salvar automaticamente e visualizar as imagens recebidas no aplicativo dentro da galeria de fotos.

A versão de teste 2.18.159 traz o recurso "Show Media Visibility" (mostrar visibilidade da mídia).

Veja também: 

Com ele, você pode escolher se as imagens recebidas vão aparecer na galeria do seu Android ou apenas dentro do WhatsApp. Até então, era só o usuário visualizar a imagem dentro da conversa para ela ficar salva direto na galeria de fotos.

Ou seja, você nunca mais teria que passar pela saia justa de mostrar as suas fotos para alguém da família e de repente surgir uma imagem ou um meme inadequado para o momento. Além disso, ela não será salva no seu celular, ocupando espaço de armazenamento.

A atualização ainda é um teste do WhatsApp e ela pode não funcionar em todos os aparelhos que têm a versão beta do aplicativo. No entanto, a opção tem grandes chances de chegar para todo mundo em breve.

Reprodução/Wabetainfo
Recurso fica dentro das configurações do WhatsApp

Vale lembrar aqui que isso já funciona no aplicativo para iPhone e iPad há um bom tempo. Os usuários só precisam modificar as configurações do aplicativo. 

O recurso para "esconder" as fotos no Android fica dentro das configurações do WhatsApp, no item "Dados e armazenamento". Será preciso apenas selecionar o item e usar o aplicativo tranquilamente. 

O problema aí passa a ser quando você quer salvar uma foto. Diferentemente do iPhone que permite que você escolha para quais pessoas ou grupos as fotos serão salvas, no Android, com a mudança ativada, nenhuma foto é salva. Aí você terá que compartilhar a foto em outro app ou dar um print da tela.

A atualização de testes também oferece dois novos atalhos para iniciar conversas no aplicativo. Assim como também funciona nos aparelhos com iOS, da Apple, o serviço vai passar a exibir as opções "Novo Grupo" e "Novo Contato".

Como desativar o download automático

A novidade está diretamente ligada ao download de imagens recebidas pelo WhatsApp.

Reprodução

Por isso, é importante saber que você pode impedir que isso aconteça automaticamente e "dar uma força" para a memória do seu celular.

Nesta parte, você pode escolher se o aplicativo vai baixar automaticamente apenas fotos, áudio, vídeos ou documentos. É ir nas configurações, selecionar e confirmar. 

Golpes no WhatsApp: use estas dicas antes de clicar

Getty Images/iStockphoto

WhatsApp: quer saber como aproveitar melhor o seu mensageiro preferido?

Clique aqui

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos