Topo

Com greve de caminhoneiros, Waze mostra onde tem posto com combustível

23.mai.2018 - Motoristas tentam abastecer em posto de gasolina em São José dos Campos (SP) - Nilton Cardim/Agência Estado
23.mai.2018 - Motoristas tentam abastecer em posto de gasolina em São José dos Campos (SP) Imagem: Nilton Cardim/Agência Estado

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

27/05/2018 10h00

Diante da paralisação de caminhoneiros em várias regiões do Brasil, que acontece deste segunda-feira (21) e influencia desde então o abastecimento de combustíveis, o aplicativo Waze começou a pedir que os usuários informem na plataforma os postos de gasolina que ainda possuem gasolina, etanol e diesel.  

Famoso por ser um guia de rotas colaborativo em que as pessoas informam as regiões mais congestionadas ou com acidentes, o aplicativo agora tem uma área para registrar os postos em que há disponibilidade de combustível e os respectivos preços.

Veja também

Conforme recebe atualização dos usuários, o sistema exibe os locais em que ainda é possível comprar combustível. Além disso, os usuários podem informar os lugares que estão praticando preços abusivos.

De acordo com o Waze, uma mensagem sobre a novidade foi enviada para 9 milhões de usuários brasileiros.

Waze, recurso para atualizar se posto de gasolina tem combustível - Divulgação - Divulgação
Alerta no aplicativo pede que usuários avisem se posto tem combustível
Imagem: Divulgação

Com a falta de abastecimento dos postos, várias regiões já decretaram estado de emergência. São Paulo e Rio de Janeiro já funcionavam no limite deste de quinta-feira (24).

Com a crise, um posto de combustível da cidade de Águas Claras (DF), que fica a 25 Km do centro de Brasília, chegou a cobrar R$ 9,99 pelo litro da gasolina. A busca por combustível também tem gerado brigas e até detenção.

A expectativa é que na tarde deste domingo (27) o governo e as lideranças dos grevistas entrem em um acordo. Uma reunião acontecerá hoje às 15h no Palácio dos Bandeirantes.