Robô entregará pílulas abortivas na Irlanda do Norte

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Robô comandado da Holanda entregará pílulas abortivas nesta quinta na Irlanda do Norte

    Robô comandado da Holanda entregará pílulas abortivas nesta quinta na Irlanda do Norte

Um robô operado da Holanda passará a entregar pílulas abortivas nesta quinta-feira (31) em Belfast, capital da Irlanda do Norte. A interrupção da gravidez é proibida no país, porém por questões de confidencialidade e privacidade, além do fato da máquina não ser controlada de dentro das fronteiras norte-irlandesa, um buraco na legislação será explorado para que mulheres possam escolher abortar.

A ação é uma colaboração entre as organizações Women on Waves, Women on Web e a ROSA Northen Ireland. As entidades buscam chamar a atenção às leis restritivas ao aborto e as acusações às mulheres do país.

VEJA TAMBÉM

A medida vem poucos dias depois da Irlanda votar, em um referendo, a legalização do aborto no país. O robô é um método para pressionar as autoridades norte-irlandesas a modificarem a legislação referente ao tema.

Em Belfast, o conselho municipal aprovou em abril uma moção condenando a prisão e a tentativa de julgamento de mulheres que compram pílulas de aborto pela internet.

Segundo a lei da Irlanda do Norte, se mulheres tomam pílulas enquanto grávidas, elas cometem uma irregularidade. No entanto, elas não podem ser forçadas a passar por testes de gravidez, e médicos devem manter a confidencialidade sobre a gravidez de pacientes.

Isso, somado ao fato dos operadores do robô estarem em Amsterdã, dá respaldo para que mulheres busquem as pílulas e se orientem com médicos localizados na Holanda para a realização do aborto, sem que a legislação seja quebrada.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos