Topo

6 novas funções do iOS 12 que a Apple "copiou" da concorrência

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

05/06/2018 04h00

A Apple anunciou nesta segunda (4), durante a sua conferência anual para desenvolvedores, as novidades que virão no seu novo iOS 12. O sistema operacional de iPhones e iPads deverá ser lançado no meio do segundo semestre e contará com muitos recursos “inspirados” na concorrência.

O iOS 12 não terá uma mudança grande no design como no ano passado – pelo contrário, a Apple resolveu focar em performance e melhorias do iOS 11. Entre recursos novos, estão alguns inspirados em concorrentes – sejam eles outras marcas ou aplicativos já existentes.

Veja também:

Confira abaixo novidades "copiadas" pela Apple: 

Memoji

4.jun.2018 - Apple apresenta os novos Memojis na WWDC - Reprodução/Apple - Reprodução/Apple
Apple apresenta os novos Memojis na WWDC
Imagem: Reprodução/Apple

A Apple criou a modinha do Animoji – emojis animados que simulam as mesmas expressões faciais do usuário – nos celulares. Depois, a Samsung criou sua própria versão com o “Emoji AR”, em que o próprio usuário poderia virar um emoji - isso para não falar do Bitmoji, que também faz algo parecido. 

Agora foi a vez da Apple lançar o Memoji, que é praticamente igual ao da Samsung. A diferença é que o usuário terá que montar seu emoji passo a passo no iPhone, e não será automático como no Galaxy S9+. 

Notificações agrupadas

Homem digitando no celular, whatsapp, iphone - Getty Images - Getty Images
iPhone terá recurso semelhante ao de Android
Imagem: Getty Images

As notificações na tela inicial do iOS poderão ser agrupadas, como já ocorre em muitos celulares Android – o pedido era antigo dos usuários do iPhone. Segundo a Apple, você poderá agrupar por aplicativo, tópico, conversa e mais. Ao clicar na notificação, você verá as outras em comum – um simples deslizar do dedo e todas elas poderão sumir da tela do seu celular.

Saúde digital

4.jun.2018 - Apple apresenta o novo app Limits na WWDC - Reprodução/Apple - Reprodução/Apple
Apple apresenta nova ferramenta App Limits na WWDC
Imagem: Reprodução/Apple

A saúde digital foi tema da Apple com novos recursos do iPhone que darão às pessoas a possibilidade de tentarem usar menos o celular. Será possível bloquear notificações, gerenciar o seu uso de aplicativos e até limitar quanto tempo você passa em apps – outros aplicativos inclusive já fazem isso. Em uma prévia do Android P, o Google já tinha citado algo semelhante, com outros recursos, para usuários do Android.

Central de controle para os pais

11.out.2017 - Crianças; criança; celular; aparelho; Android; iOS; iPhone; smartphone; restrição de idade; jovem; jovens; adolescentes - IStock - IStock
Pais poderão controlar celular de filhos
Imagem: IStock

Também como o Google havia feito em uma rápida demonstração do Android P, a Apple mostrou um recurso do futuro iOS 12 voltado a pais controlarem o uso de smartphones pelos filhos. Existem funções semelhantes, como programar um horário para os celulares das crianças serem desligados. Será possível ainda deixar alguns aplicativos sempre disponíveis, como o de Telefone – para que as crianças possam ligar para os pais.

Chamadas em grupo no FaceTime

iOS 12 camada em grupo iphone apple - Reprodução - Reprodução
Chamadas em grupo serão possíveis no FaceTime
Imagem: Reprodução

Outra novidade levada para um recurso da Apple que já está presente em outras plataformas é o de conversas em grupo pelo FaceTime. As chamadas de vídeo em grupo já estão presentes em apps como o Messenger, Skype e Google Hangouts e foram anunciadas recentemente no WhatsApp. No caso do FaceTime, será possível usar animojis nas chamadas de vídeo em grupo e até incríveis 32 pessoas poderão estar simultaneamente na conversa – no WhatsApp, o limite aparentemente será de quatro.

App de medidas

Aplicativo Measure Kit usa realidade aumentada - Reprodução - Reprodução
Aplicativo Measure Kit usa realidade aumentada
Imagem: Reprodução

A Apple anunciou ainda um novo aplicativo chamado “Measure”. Ele servirá para usuários fazerem medidas sem usar uma fita métrica, mas sim a realidade aumentada do celular. Outros aplicativos por aí já faziam isso – inclusive o UOL Tecnologia mostrou um deles recentemente.