6 novas funções do iOS 12 que a Apple "copiou" da concorrência

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

A Apple anunciou nesta segunda (4), durante a sua conferência anual para desenvolvedores, as novidades que virão no seu novo iOS 12. O sistema operacional de iPhones e iPads deverá ser lançado no meio do segundo semestre e contará com muitos recursos "inspirados" na concorrência.

O iOS 12 não terá uma mudança grande no design como no ano passado – pelo contrário, a Apple resolveu focar em performance e melhorias do iOS 11. Entre recursos novos, estão alguns inspirados em concorrentes – sejam eles outras marcas ou aplicativos já existentes.

Veja também:

Confira abaixo novidades "copiadas" pela Apple: 

Memoji

Reprodução/Apple
Apple apresenta os novos Memojis na WWDC

A Apple criou a modinha do Animoji – emojis animados que simulam as mesmas expressões faciais do usuário – nos celulares. Depois, a Samsung criou sua própria versão com o "Emoji AR", em que o próprio usuário poderia virar um emoji - isso para não falar do Bitmoji, que também faz algo parecido. 

Agora foi a vez da Apple lançar o Memoji, que é praticamente igual ao da Samsung. A diferença é que o usuário terá que montar seu emoji passo a passo no iPhone, e não será automático como no Galaxy S9+. 

Notificações agrupadas

Getty Images
iPhone terá recurso semelhante ao de Android

As notificações na tela inicial do iOS poderão ser agrupadas, como já ocorre em muitos celulares Android – o pedido era antigo dos usuários do iPhone. Segundo a Apple, você poderá agrupar por aplicativo, tópico, conversa e mais. Ao clicar na notificação, você verá as outras em comum – um simples deslizar do dedo e todas elas poderão sumir da tela do seu celular.

Saúde digital

Reprodução/Apple
Apple apresenta nova ferramenta App Limits na WWDC

A saúde digital foi tema da Apple com novos recursos do iPhone que darão às pessoas a possibilidade de tentarem usar menos o celular. Será possível bloquear notificações, gerenciar o seu uso de aplicativos e até limitar quanto tempo você passa em apps – outros aplicativos inclusive já fazem isso. Em uma prévia do Android P, o Google já tinha citado algo semelhante, com outros recursos, para usuários do Android.

Central de controle para os pais

IStock
Pais poderão controlar celular de filhos

Também como o Google havia feito em uma rápida demonstração do Android P, a Apple mostrou um recurso do futuro iOS 12 voltado a pais controlarem o uso de smartphones pelos filhos. Existem funções semelhantes, como programar um horário para os celulares das crianças serem desligados. Será possível ainda deixar alguns aplicativos sempre disponíveis, como o de Telefone – para que as crianças possam ligar para os pais.

Chamadas em grupo no FaceTime

Reprodução
Chamadas em grupo serão possíveis no FaceTime

Outra novidade levada para um recurso da Apple que já está presente em outras plataformas é o de conversas em grupo pelo FaceTime. As chamadas de vídeo em grupo já estão presentes em apps como o Messenger, Skype e Google Hangouts e foram anunciadas recentemente no WhatsApp. No caso do FaceTime, será possível usar animojis nas chamadas de vídeo em grupo e até incríveis 32 pessoas poderão estar simultaneamente na conversa – no WhatsApp, o limite aparentemente será de quatro.

App de medidas

Reprodução
Aplicativo Measure Kit usa realidade aumentada

A Apple anunciou ainda um novo aplicativo chamado "Measure". Ele servirá para usuários fazerem medidas sem usar uma fita métrica, mas sim a realidade aumentada do celular. Outros aplicativos por aí já faziam isso – inclusive o UOL Tecnologia mostrou um deles recentemente.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos