Dia dos Namorados é usado por hackers para aplicar golpe no WhatsApp

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Página traz um questionário e falsos comentários para dar a impressão de veracidade

    Página traz um questionário e falsos comentários para dar a impressão de veracidade

Se você está em dúvida sobre o que comprar para seu companheiro(a) no Dia dos Namorados, fique atento para não cair em um golpe que atingiu milhares de usuários no WhatsApp nas últimas 24 horas. De acordo com a PSafe, empresa que desenvolve aplicativos de segurança para celulares, ao menos 40 mil usuários do aplicativo foram enganados por uma falsa promoção da marca O Boticário e sua linha de produtos Glamour.

Uma mensagem promete kits de perfumes da empresa e sugere um link malicioso, que depois do clique apresenta três perguntas para que a falsa promoção seja concretizada. "Você gostaria de ganhar um kit masculino ou feminino?", "O kit é para uso próprio ou presente para o namorado (a)?" e "Você indicaria nossa promoção para amigos ou familiares?" são os questionamentos apresentados na página da web.

VEJA TAMBÉM

Depois das perguntas, o site pede o compartilhamento da falsa promoção com 30 amigos ou grupos no WhatsApp. A etapa seguinte direciona o usuário ao download de um malware para o celular.

Para passar uma impressão de que não se trata de um golpe, a página exibe comentários falsos do Facebook, que insinuam que a promoção funciona.

A fim de evitar ser infectado por um vírus desse, recomenda-se a instalação de um aplicativo de segurança no celular. Também é bom desconfiar de mensagens que pareçam boas demais para ser verdade, buscando a veracidade das mesmas para não acabar enganado por um golpe.

Em comunicado à imprensa, O Boticário diz que não está realizando nenhuma promoção com sorteio de kits para Dia dos Namorados. "A marca está apurando a origem desses boatos e caso algum consumidor se sinta lesado, os canais de comunicação de O Boticário estão abertos para eventuais dúvidas e esclarecimentos", aponta. 

Use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos