Topo

Selfie te compara com obra de arte: as novidades do Google para o Brasil

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

07/06/2018 13h56

O Google for Brasil, evento da Google que ocorreu nesta quinta (7) no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, foi palco de algumas novidades interessantes no ecossistema Google para o nosso país. Além da chegada do Android Go, ganharam "banho de loja" o Google Maps, Google Street View, o Arts & Culture e o app de Notícias da empresa.

Para quem usa muito mapa, o Google Maps ganha a partir desta quinta-feira a possibilidade do usuário incluir os dias de rodízio do seu carro. Se você adicionar o final da placa, isso fará com que receba rotas personalizadas levando em conta as zonas restritas ao carro naquele dia.

VEJA TAMBÉM

Além disso, nove cidades ganharam rotas de ônibus em tempo real: Campina Grande (PB), Ponta Grossa (PR), Camboriú (SC), Mauá (SP), Ribeirão Pires (SP), Uberaba (MG), Caxias do Sul (RS), Santa Cruz do Sul (RS) e Campinas (SP). O Brasil está entre os cinco países que mais usam o Maps hoje, diz o Google.

Um "primo" do Google, o Street View, também tem novidade, pois nosso país está ganhando uma nova frota de carros, com estampas de belos cenários. Estes também receberam câmeras mais compactas para fotografar as ruas com melhor qualidade de imagem - incluindo nomes de ruas e empresas - ou mesmo com pouca luz.

O programa Google Arts & Culture agora traz ao Brasil um recurso que os gringos usam desde janeiro: o Art Selfie, um comparador de selfies com pessoas de quadros antigos. São mais de 1.600 obras na ferramenta, sendo que 80 serão da Pinacoteca de São Paulo.

Por fim, em um ano crítico das "fake news", o Google está reforçando aqui seu app de notícias. O recurso de resumo diário e personalizado de notícias relevantes - anunciado primeiro no evento Google I/O nos EUA, em maio - passou a funcionar recentemente no Brasil também.