Topo

Versão mais enxuta do Android para celulares pouco potentes chega em junho

Twist Metal S531, da fabricante brasileira Positivo - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Twist Metal S531, da fabricante brasileira Positivo Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

07/06/2018 11h01

Essa é boa para quem reclama que seu sistema Android vive travando no seu celular baratinho e pouco potente. A partir de junho, a Google vai trazer ao Brasil os primeiros smartphones com o Android Go, iniciativa da empresa para oferecer um sistema formatado especialmente para esse tipo de aparelho. O anúncio aconteceu nesta quinta (7), no evento Google for Brasil, em São Paulo.

O primeiro a chegar será o Twist Metal S531, da fabricante brasileira Positivo. Nos meses seguintes, virão o Twist Mini S431 da Positivo; Alcatel 1, da chinesa Alcatel; e MS50G e MS50X, da também brasileira Multilaser.

Veja também

O Android Go é uma versão enxugada do Android para quem tem celulares menos potentes e com pouca memória. Além de trazer uma experiência melhor, o novo sistema ajuda a economizar dados de internet móvel. Para isso, tudo fica mais otimizado, mas alguns recursos avançados são retirados. Apps do Google ganham versões nesses moldes, como o YouTube Go e Maps Go.

O Android Go conta ainda com apps específicos para gerenciamento de desempenho, como o Files Go, que ajuda a deletar fotos e vídeos inúteis; e o Datally, para saber quantos dados você consome por dia. A Play Store também recomenda esses apps nos celulares que contam com o Go. 

O Google diz que isso faz tudo ficar 50% mais rápido neles.

Os primeiros aparelhos que virão com o sistema são bem simples. O Twist Metal S531 da Positivo, por exemplo, custa "só" R$ 699 (barato para os padrões atuais) e tem 32 GB de armazenamento. O Alcatel 1, por R$ 449, traz menos ainda: meros 8 GB.

Ambos têm 1 GB de RAM --aliás, este último é o máximo que um smartphone com Android Go pode se encaixar na iniciativa. Se tiver mais que isso, terá que receber o Android normal mesmo. O Android Go já vem na versão mais nova, a 8.0 Oreo.