O bolso agradece! Apple vai deixar você testar aplicativos antes de comprar

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

  • Bobby Yip/Reuters

    Você agora poderá testar aplicativos no iPhone

    Você agora poderá testar aplicativos no iPhone

Entre as novidades anunciadas durante a semana voltada para desenvolvedores de aplicativos, a Apple anunciou uma que interessará também bastante os consumidores: testes gratuitos em aplicativos que são pagos em suas lojas

Com a novidade, os desenvolvedores poderão oferecer o uso de seus aplicativos que são pagos por um tempo limitado sem que o usuário pague algo. Pense em algo semelhante ao sistema da Netflix, que deixa você testar o serviço por um mês gratuitamente e só depois começa a realizar cobranças.

Veja também: 

Agora, usuários poderão fazer o famoso 'test-drive': usar o aplicativo por uma ou duas semanas e, se realmente gostarem, podem comprar a licença para seguir usando no celular ou Macs da marca. Essa estratégia era bem comum em softwares de computador.

A novidade da Apple marca a primeira vez que algo do tipo é feito em uma loja digital de aplicativos – e o recurso era algo requisitado tanto por usuários quanto por desenvolvedores. Testes, por enquanto, são permitidos apenas em aplicativos que são baseados em assinaturas.

Tudo o que os desenvolvedores terão que fazer é oferecer uma opção gratuita dentro do aplicativo e uma data de expiração para o sistema. O tempo limite terá que ser claro, e o app também deverá dizer quais funções do aplicativo deixarão de funcionar depois que o teste acabar.

A novidade pode fazer muita gente economizar dinheiro: lembra daquele aplicativo que você comprou e que prometia demais, mas acabou não servindo muito? Agora isso deixará de acontecer.

Confira as novidades mais legais do novo iOS da Apple

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos