Topo

O bolso agradece! Apple vai deixar você testar aplicativos antes de comprar

Você agora poderá testar aplicativos no iPhone - Bobby Yip/Reuters
Você agora poderá testar aplicativos no iPhone Imagem: Bobby Yip/Reuters

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

08/06/2018 17h34

Entre as novidades anunciadas durante a semana voltada para desenvolvedores de aplicativos, a Apple anunciou uma que interessará também bastante os consumidores: testes gratuitos em aplicativos que são pagos em suas lojas

Com a novidade, os desenvolvedores poderão oferecer o uso de seus aplicativos que são pagos por um tempo limitado sem que o usuário pague algo. Pense em algo semelhante ao sistema da Netflix, que deixa você testar o serviço por um mês gratuitamente e só depois começa a realizar cobranças.

Veja também: 

Agora, usuários poderão fazer o famoso ‘test-drive’: usar o aplicativo por uma ou duas semanas e, se realmente gostarem, podem comprar a licença para seguir usando no celular ou Macs da marca. Essa estratégia era bem comum em softwares de computador.

A novidade da Apple marca a primeira vez que algo do tipo é feito em uma loja digital de aplicativos – e o recurso era algo requisitado tanto por usuários quanto por desenvolvedores. Testes, por enquanto, são permitidos apenas em aplicativos que são baseados em assinaturas.

Tudo o que os desenvolvedores terão que fazer é oferecer uma opção gratuita dentro do aplicativo e uma data de expiração para o sistema. O tempo limite terá que ser claro, e o app também deverá dizer quais funções do aplicativo deixarão de funcionar depois que o teste acabar.

A novidade pode fazer muita gente economizar dinheiro: lembra daquele aplicativo que você comprou e que prometia demais, mas acabou não servindo muito? Agora isso deixará de acontecer.

Confira as novidades mais legais do novo iOS da Apple

UOL Notícias