WhatsApp vai avisar quando mensagem for encaminhada, para identificar spam

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

  • Getty images

WhatsApp é prático para nos manter próximos de amigos e família, mas é um dos lugares preferidos para aplicar golpes virtuais. Fora isso, existe também aquele problema de viver recebendo mensagens de spam dos milhares de grupos que temos.

Mas um teste que o WhatsApp (beta) liberou recentemente pode ajudar a amenizar a enxurrada de correntes com links falsos, fake news e etc.

Veja também

Na atualização da versão beta do WhatsApp para o Android agora existe uma espécie de selo que identifica se a mensagem foi encaminhada.

É importante dizer que o fato de um conteúdo ter sido encaminhado não significa que ele é realmente um spam ou faz parte de um golpe. Mas é um importante sinal de alerta para os usuários.

O UOL Tecnologia testou a novidade na versão de testes e ela funciona com textos com links, fotos e vídeos. Em cima da mensagem aparece a palavra "Encaminhada".

Reprodução
Recurso funciona com mensagens com links, fotos e vídeos encaminhados

Segundo o WaBetaInfo, que costuma antecipar funcionalidades do WhatsApp, a identificação parece estar funcionando em mensagens enviadas e recebidas desde ontem (7).

Infelizmente, ainda não dá para saber quando a novidade será disponibilizada para todo mundo. Mas quem sabe a disseminação de spans, fake News e golpes virtuais não diminua quando isso estiver funcionado?

Em janeiro deste ano, a empresa começou a testar outro recurso para evitar correntes de spam com um novo formado de notificação.

Ao receber uma mensagem, o usuário conseguiria visualizar um selo dizendo "a mensagem foi compartilhada muitas vezes" como sinal de alerta. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos