De olho na segurança

Olha o X-9: app do Campeonato Espanhol usa seu microfone pra espionar bares

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

  • false

    Gosta de acompanhar estrelas do Espanhol por meio de app? Cuidado com o microfone

    Gosta de acompanhar estrelas do Espanhol por meio de app? Cuidado com o microfone

O aplicativo oficial do Campeonato Espanhol está sob polêmica devido a uma permissão concedida dentro do app. De acordo com o site Ars Technica, o programa tem usado o microfone do usuário do celular para achar transmissões sem licença de jogos da competição em estabelecimentos públicos.

Com mais de 10 milhões de downloads no sistema operacional Android, o app ganhou uma atualização recente que solicita ao usuário permissão para acessar o microfone e a localização do usuário. O motivo, contudo, é bem estranho e levanta questionamentos.

Veja também: 

Se o aplicativo consegue gravar o áudio dos estabelecimentos em que você está vendo o jogo, também consegue, claro, capturar o áudio do que você está falando. Isso por si só já coloca a privacidade de quem concedeu a permissão em risco.

Reprodução
App do Campeonato Espanhol está sob polêmica

Em comunicado, a organização da competição apontou que "implementou técnicas para proteger a privacidade do usuário se ele autorizar a funcionalidade". A La Liga ainda diz o seguinte:

- O recurso de microfone e localização do celular só é ativado durante os horários de jogos do campeonato.
- A La Liga não tem acesso a fragmentos de áudio capturados pelo microfone do dispositivo, já que ele é convertido em um código binário pelo dispositivo. A La Liga só acessa o código binário, que é irreversível e não permite a obtenção do áudio.
- Se o código combinar com um código de padrão, a La Liga vai saber que você está vendo um jogo em particular. Se não combinar, o áudio será deletado.
- Os códigos não conterão seu nome, mas seu endereço de IP e a ID associada ao aplicativo.
- Você pode revogar o consentimento a qualquer momento.

A ação da organização do Campeonato Espanhol mostra até onde a permissão em celulares, que concedemos sem pensar, pode chegar. É comum ver vários aplicativos solicitarem por nossos microfones quando não possuem nenhum recurso para ligação ou necessidade de áudio.

As técnicas citadas pela La Liga de código binário e afins não podem, claro, serem checadas. As próprias informações coletadas do usuário, como o IP, a ID, localização e mais podem construir uma poderosa base de dados sobre você dentro do aplicativo.

Já sabe, né? Na dúvida, é bom rejeitar tais permissões exageradas de apps.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos