Topo

Stalkers agradecem: Instagram não avisará se derem print nos seus stories

Tá liberado dar print no story do coleguinha no Instagram - iStock
Tá liberado dar print no story do coleguinha no Instagram Imagem: iStock

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

14/06/2018 19h29

O Instagram não vai mais avisar se os usuários derem um print nos stories de outras pessoas na rede social. A mudança do aplicativo, noticiada nesta quinta (14) pelo Buzzfeed News, com certeza vai agradar bastante aos stalkers online – você e boa parte da internet, provavelmente.

A rede social havia começado a testar o print dos stories em fevereiro deste ano, mas agora afirmou que abandonou os testes. Ou seja: tá liberado. Pode sair dando print no seu ou na sua crush e mandando pro coleguinha. Você não será denunciado.

Veja também: 

Os testes do Instagram com screenshots, inclusive, eram facilmente burláveis – tanto com a opção de colocar o celular no modo avião quanto com a gravação de tela disponível nos iPhones.

Durante o teste, alguns usuários conseguiam ver se um seguidor deu print ao olhar a lista de pessoas que viram o story – um pequeno ícone que lembra uma explosão denunciava o fato. Já o usuário que dava o print recebia uma espécie de advertência sobre sua ação.

Instagram Prints - Reprodução - Reprodução
Instagram cancelou teste de ferramenta que avisava sobre print
Imagem: Reprodução

A rede social, é claro, continuará oferecendo detalhes de quem visualizou seus stories – basta arrastar o dedo de baixo pra cima em um story. Mas você nunca mais saberá se deram print. 

A abordagem do Instagram é diferente da utilizada pelo Snapchat, por exemplo. A rede social rival há muitos anos avisa se alguém der print em uma foto ou vídeo, já que a intenção dela é apenas produzir vídeos efêmeros que outros nunca mais possam ver.