Topo

Primeira rota Europa-Ásia de cápsulas de alta velocidade será na Ucrânia

HyperloopTT fechou acordo com governo ucraniano - Divulgação
HyperloopTT fechou acordo com governo ucraniano Imagem: Divulgação

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 19h17

A Hyperloop Transportation Technologies, empresa que abriu um centro de inovação e logística em Contagem-MG neste ano, anunciou nesta sexta-feira (15) um acordo para a construção do primeiro sistema comercial europeu deste novo meio de transporte. A estrutura projetada quer usar as cápsulas de alta velocidade para melhorar a conexão entre Europa e Ásia, algo que o presidente da HyperloopTT chamou de “nova Rota da Seda”.

Assinado na quinta-feira (14), em Kiev, capital da Ucrânia, o contrato prevê o planejamento de uma malha de túneis de superfície para a passagem das cápsulas de alta velocidade. Feito com o ministério de Infraestrutura ucraniano, o acordo faz parte de um projeto de transportes de longo prazo no país, que mira 2030 como data para conclusão.

VEJA TAMBÉM

“Definimos um curso para levar a infraestrutura da Ucrânia para o século 21. O sistema Hyperloop é um componente-chave para os nossos objetivos de criar uma infraestrutura de transporte inteligente e sustentável”, disse Volodymyr Omelyan, ministro de infraestrutura do país.

A primeira fase de construções consistirá em um trecho de 10 km, necessário para que uma legislação sobre o meio de transporte seja criada, certificada e testada. Com o Hyperloop regulamentado, obras financiadas por uma parceria público-privada darão continuidade ao projeto, que é visto com ambição por Bibop Gresta, presdente da HyperlioopTT.

“A Ucrânia está na encruzilhada do novo corredor de transportes, ou nova ‘Rota da Seda’, e podemos esperar que a tecnologia Hyperloop desempenhe um papel importante na conexão entre Europa e a Ásia”, declarou.

Ele faz alusão à rota comercial milenar que ligava a Europa à Ásia, em especial à China. A Crimeia, que durante anos integrou o território ucraniano (e em 2015 foi oficialmente anexada à Rússia) era parte de um dos trajetos realizados por mercadores que transitavam entre os continentes.  

Localizada no limite do Leste Europeu antes da Rússia e com acesso aos mares Negro e de Azov, a Ucrânia é um dos países do continente mais próximos da Ásia e do Oriente Médio.