Uou! Impressora 3D portátil imprime pele diretamente nas feridas

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Impressora 3D para peles é pequena e leve

    Impressora 3D para peles é pequena e leve

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram uma impressora 3D portátil capaz de produzir pele para ser colocada diretamente em queimaduras e machucados.

O aparelho usa fita adesiva para implantar biomateriais à base de proteína, como o colágeno, diretamente na área afetada. Ou seja, substitui o enxerto de pele removida de um doador.

Por pesar menos de 1 kg e ter o tamanho de uma caixa de sapatos, a impressora facilita seu uso e acelera o processo de aplicação da pele em feridas profundas e durante cirurgias, por exemplo.

"As bio impressoras 3D mais atuais são volumosas, trabalham em baixa velocidade, são caras e são incompatíveis com a aplicação clínica", disse o professor Axel Guenther, responsável por supervisionar a pesquisa conduzida pelo estudante de doutorado Navid Hakimi, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Engenharia.

A equipe acredita que o aparelho seja o primeiro que forma tecidos in situ, depositando e estabelecendo-se dentro de dois minutos ou menos. Isso representa um ganho drástico para a cicatrização e cura.

"Nossa impressora de pele promete adaptar tecidos para pacientes específicos e características da ferida", diz Hakimi. "E é muito portátil". 

Reprodução/Giphy

Robôs que resolvem a vida, eletrônicos super (in)úteis, bugigangas pensadas para todas as necessidades... confira!

Gadgets que queremos

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos