Topo

Ajudinha aos motoristas: você agora poderá dar gorjetas no app da Uber

Gorjetas poderão ser dados na hora de avaliar o motorista na Uber - Reprodução
Gorjetas poderão ser dados na hora de avaliar o motorista na Uber Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

18/06/2018 04h00

O aplicativo da Uber começa a disponibilizar nesta segunda (18) uma novidade para os usuários do Brasil: será possível dar gorjetas para motoristas do app principal e a entregadores do Uber Eats. A nova ferramenta, segundo apurou o UOL Tecnologia, deverá começar a chegar aos celulares dos usuários por meio de atualizações nas próximas semanas.

A possibilidade de oferecer gorjetas a motoristas já está disponível em outras regiões em que a Uber opera, como na Califórnia (Estados Unidos). No Brasil, funcionará primeiramente em Londrina, Maringá, Cuiabá, São José dos Campos, Vitória, Campo Grande e Natal, seguindo para o resto do país na sequência.

Veja também: 

A mudança no aplicativo ocorrerá ao fim de cada corrida. Depois que concluída a viagem ou a entrega paga com meios digitais (cartão ou créditos Uber), serão mostradas aos usuários sugestões de gorjetas para os motoristas. A gorjeta é optativa: o usuário poderá escolher se quer dar algo ou não. 

O pagamento é feito com apenas um clique a partir das sugestões feitas pelo aplicativo. O usuário também poderá inserir um valor customizado dentro do app. Segundo a Uber, a novidade é um pedido antigo dos motoristas parceiros – o valor é 100% destinado a eles.

“Temos ouvido cada vez mais dos nossos parceiros pedidos para permitirmos o pagamento de gorjetas pelo app, de modo que os usuários da Uber e do Uber Eats pudessem recompensar um esforço extra. Melhorar a experiência dos nossos parceiros é uma prioridade nossa desde o ano passado”, aponta Guilherme Telles, diretor-geral da Uber no Brasil.

Motorista não saberá na hora da gorjeta

Você pode temer que a funcionalidade de gorjeta deixe uma sensação de desconforto entre motorista e usuário a cada corrida, mas o condutor não saberá necessariamente na hora se você optou por dar algum valor ou não – a não ser que peça explicitamente, claro.

A funcionalidade de adicionar gorjeta vai aparecer para os usuários quando eles forem avaliar uma corrida, o que não precisa ser feito logo ao fim dela. Segundo a Uber, os usuários do aplicativo terão até 30 dias para adicionar uma gorjeta a motoristas – no Uber Eats, o número cai para sete.

Os motoristas poderão ver no recibo da corrida quanto cada usuário deu de gorjeta – para privacidade do usuário, contudo, não será mostrada a foto ou nome do passageiro. Eles ainda terão uma aba dentro do aplicativo com o total de gorjetas recebidas – elas podem ser transferidas para as contas dos motoristas a qualquer momento.