Topo

Testamos o vídeo em grupo do WhatsApp, mas recurso ainda traz falhas

Testes com ferramenta de conversa de vídeo em grupo do WhatsApp - Reprodução
Testes com ferramenta de conversa de vídeo em grupo do WhatsApp Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

22/06/2018 15h03

Para quem faz parte do programa de testes do WhatsApp para Android, atualize para a versão mais nova do mensageiro, a 2.18.193. Ela já traz um esperado novo recurso: a conversa em vídeo em grupo. No entanto, o recurso ainda está bastante instável.

Nos primeiros testes do UOL, as conversas não mostravam os vídeos de todos os participantes fluindo normalmente. Normalmente ao acrescentar a terceira pessoa, ocorre uma "pane" no vídeo do participante que deu início à chamada.

VEJA TAMBÉM

Os testes foram realizados com participantes usuários beta do WhatsApp para Android --se você quer ser um, é bem fácil-- além de usuários comuns Android e também do iOS, que ainda não contam com o botão novo.

Como funciona

Quem tiver a versão beta do WhatsApp instalada no seu celular Android, basta iniciar uma conversa em grupo com um contato seu. É só entrar na conversa de WhatsApp com seu amigo e clicar no botão de vídeo, no topo direito da janela de conversa do app.

Ao iniciar a conversa por vídeo entre duas pessoas, aparece no topo direito da tela um botão novo, com um bonequinho e um sinal de "+". Ao clicar nele, o usuário é levado à lista de contatos e pode escolher ou fazer busca pelo nome de uma terceira pessoa para a conversa. Ache a pessoa e clique no contato escolhido.

Enquanto a chamada não é atendida pelos novos participantes, há um botão "cancelar" para cancelar a chamada, caso tenha clicado em um contato errado por engano.

A partir disso a tela se divide em três para a conversa em grupo. O recurso novo aceita até quatro participantes simultaneamente. Mas como dissemos, a ferramenta está ainda um pouco "bugada" e não conseguiu realizar a conferência coletiva com sucesso em nenhuma das tentativas da nossa reportagem. A empresa deve fazer ajustes até lançar o recurso para todos os usuários.

O recurso novo foi prometido em fevereiro pelo Facebook, dono do WhatsApp. Mas o Snapchat já tem há algum tempo um recurso semelhante para até 16 pessoas, e a Apple anunciou em junho que fará o mesmo com o Facetime no iOS 12, mas para até 32 pessoas, e ainda com Amimojis e Memojis.