Testamos o vídeo em grupo do WhatsApp, mas recurso ainda traz falhas

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Testes com ferramenta de conversa de vídeo em grupo do WhatsApp

    Testes com ferramenta de conversa de vídeo em grupo do WhatsApp

Para quem faz parte do programa de testes do WhatsApp para Android, atualize para a versão mais nova do mensageiro, a 2.18.193. Ela já traz um esperado novo recurso: a conversa em vídeo em grupo. No entanto, o recurso ainda está bastante instável.

Nos primeiros testes do UOL, as conversas não mostravam os vídeos de todos os participantes fluindo normalmente. Normalmente ao acrescentar a terceira pessoa, ocorre uma "pane" no vídeo do participante que deu início à chamada.

VEJA TAMBÉM

Os testes foram realizados com participantes usuários beta do WhatsApp para Android --se você quer ser um, é bem fácil-- além de usuários comuns Android e também do iOS, que ainda não contam com o botão novo.

Como funciona

Quem tiver a versão beta do WhatsApp instalada no seu celular Android, basta iniciar uma conversa em grupo com um contato seu. É só entrar na conversa de WhatsApp com seu amigo e clicar no botão de vídeo, no topo direito da janela de conversa do app.

Ao iniciar a conversa por vídeo entre duas pessoas, aparece no topo direito da tela um botão novo, com um bonequinho e um sinal de "+". Ao clicar nele, o usuário é levado à lista de contatos e pode escolher ou fazer busca pelo nome de uma terceira pessoa para a conversa. Ache a pessoa e clique no contato escolhido.

Enquanto a chamada não é atendida pelos novos participantes, há um botão "cancelar" para cancelar a chamada, caso tenha clicado em um contato errado por engano.

A partir disso a tela se divide em três para a conversa em grupo. O recurso novo aceita até quatro participantes simultaneamente. Mas como dissemos, a ferramenta está ainda um pouco "bugada" e não conseguiu realizar a conferência coletiva com sucesso em nenhuma das tentativas da nossa reportagem. A empresa deve fazer ajustes até lançar o recurso para todos os usuários.

O recurso novo foi prometido em fevereiro pelo Facebook, dono do WhatsApp. Mas o Snapchat já tem há algum tempo um recurso semelhante para até 16 pessoas, e a Apple anunciou em junho que fará o mesmo com o Facetime no iOS 12, mas para até 32 pessoas, e ainda com Amimojis e Memojis.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos