Topo

Recebeu áudio no WhatsApp, mas não pode ouvir? App converte em texto

Getty Images
Imagem: Getty Images

Fabiana Maranhão

Colaboração para o UOL

28/06/2018 04h00

Qual foi a última vez que você ligou ou recebeu uma ligação pelo celular? A tradicional chamada telefônica há muito tempo caiu em desuso, e as mensagens de áudio se tornaram as queridinhas dos usuários do Whatsapp. Mas não é sempre que dá para enviar (e muito menos ouvir) os áudios.

Quem nunca passou por uma situação assim: você está no meio de uma reunião, aula ou outro compromisso, recebe um áudio, não pode ouvir. Já pensou se aquele áudio virasse um texto?

Para ajudar a diminuir a ansiedade em situações assim, existe um aplicativo que faz isso: é o Transcriber. Criado por um desenvolvedor italiano, o app é gratuito (possui uma versão paga) e está disponível atualmente apenas para Android.

A reportagem do UOL Tecnologia testou o Transcriber. O app é leve (tem pouco mais de 4 MB) e simples, embora não muito intuitivo --é preciso ver o tutorial disponível no aplicativo para saber como funciona.

Transcriber 01 - Reprodução - Reprodução
Selecione o áudio, clique nos três pontinhos para compartilhar e selecione "Transcriber"
Imagem: Reprodução

Diferentemente de muitos apps, o Transcriber não funciona em seu ambiente próprio. Para utilizá-lo, é preciso acessar o Whatsapp, selecionar o áudio que deseja ser convertido, clicar em compartilhar e depois na opção "Transcriber".

Em poucos segundos, aparece a mensagem em formato de texto, que pode ser copiada e compartilhada.

Transcriber - Reprodução - Reprodução
O ícone do app vai aparecer entre as opções de compartilhamento; o texto transcrito aparece na tela
Imagem: Reprodução

Ao entrar no app, você vê o histórico das mensagens transcritas. Clicando nos três pontinhos, na parte superior direita, e depois em "Configurações", é possível definir o idioma que será usado (são 42 opções de línguas). Existe a possibilidade de escolher o idioma antes de transcrever cada áudio.

A reportagem gravou, enviou e depois converteu áudios curtos em três línguas (português, espanhol e inglês). Nos três testes, a mensagem foi transcrita da forma como foi falada. Ou seja, funcionou muito bem.

Transcriber 03 - Reprodução - Reprodução
Você pode transcrever em várias línguas; e o app guarda um histórico
Imagem: Reprodução

Ajuda para deficientes auditivos

Com mais de 500 mil downloads desde que foi lançado, em setembro do ano passado, o app foi criado para auxiliar pessoas que têm dificuldades de ouvir.

Em resposta a um usuário que comentou no Google Play que o aplicativo estava ajudando sua namorada que era deficiente auditiva, o desenvolvedor Mirko Dimartino escreveu: "Isso me deixa feliz; meu aplicativo nasceu para ajudar pessoas com deficiências auditivas".

Outro internauta afirmou que o app é útil para evitar saia justa. "Agora não cairemos mais no gemidão", postou, referindo-se ao áudio que viralizou com a voz de uma mulher gemendo de prazer. Atualmente, o aplicativo tem nota média de 4,3 na loja de apps do Google.

Cansou de áudio? Dá para transformar voz em texto, sem digitar

UOL Notícias