Topo

Contra vício, Instagram vai te dar mais controle sobre posts vistos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

03/07/2018 09h56

O Instagram é o mais novo aplicativo a entrar na nova tendência da tecnologia: impedir que nós fiquemos viciados em tecnologia. Na segunda-feira (2) a rede social anunciou o recurso que envia uma mensagem aos usuários indicando que os posts mais recentes foram todos visualizados.

A mensagem em inglês é "You're all caught up", que em uma tradução livre significaria "Você já se atualizou" --mas não sabemos ainda qual será a redação final da frase para o português do Brasil.

VEJA TAMBÉM:

A nova mensagem será um indicativo de que o usuário viu todas as postagens dos últimos dois dias, algo difícil de entender desde que o Instagram acabou com o feed cronológico e adotou a polêmica ordenação via algoritmo, priorizando no alto do feed o conteúdo de seus amigos, familiares e perfis com quem interage mais.

Por causa do algoritmo, virou um comportamento comum no Instagram rolar o feed incessantemente para a pessoa ter mais certeza de que não perdeu nada dos posts recentes, algo que provavelmente induz mais ao vício.

Apesar das críticas, o Instagram não voltou com a opção cronológica --afinal, o algoritmo também é bom para eles, pois aumenta o engajamento dos usuários e expõe melhor as marcas-- mas dá essa opção como paliativo.

"Ouvimos dizer que pode ser difícil manter o controle de seus posts vistos. Com esta mensagem, você entenderá melhor o seu feed e saberá que não perdeu fotos ou vídeos recentes", disse a empresa no texto do anúncio.

O recurso, que já está disponível para Android e iOS, vai mostrar posts que o usuário já viu, ou posts publicados há mais de dois dias atrás, abaixo da mensagem "You're all caught up".

O Instagram não foi o primeiro e talvez não será a última empresa de tec a entrar nessa dança. O Facebook já está preparando um recurso parecido, que permitirá que os usuários saibam quanto tempo eles passam na rede social.

Além disso, as fabricantes de sistemas operacionais também estão investindo nisso: dois exemplos recentes são a Apple e a Google, que estão lançando neste ano apps para o usuário entender e gerenciar o tempo gasto no telefone e em seus aplicativos.

Por que a internet está doida por vídeos de sabão?

Start