Topo

Veja 5 mudanças que o WhatsApp fez para melhorar a vida de quem adora grupo

Não custa nada organizar essa parada de grupos - Getty Images
Não custa nada organizar essa parada de grupos Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

05/07/2018 14h59

O WhatsApp sabe o quanto você adora um grupo e vem se empenhando para tornar aquela bagunça mais organizada e agradável aos participantes.

Só neste ano, a empresa implementou uma série de novidades e, amém, reduziu chatices, como alguém te colocar de volta em um grupo do qual você saiu ou impedir certas pessoas de falar no chat coletivo.

VEJA TAMBÉM

1. Calem-se

A maioria das mudanças está centrada em dar maior poder para o administrador do grupo gerir (ou não) a qualidade das conversas. A mais recente, permite que o "dono" do chat deixe todos ou só alguns dos participantes mudos. Isso é ativado a partir do menu de "Configurações do Grupo", depois em "Enviar mensagens".

Você é apresentado às opções "Todos os participantes" ou "Somente admins". Ou seja, se quiser restringir o papo a alguns usuários seletos, é só torná-los administradores e escolher "Somente admins".

Isso é útil tanto para silenciar uma pessoa mala dentro do grupo, quanto para criar um grupo de anúncios gerais, para que uma mensagem importante não se perca em meio a outras centenas.

2. Vídeo de galera

Outra novidade introduzida recentemente, embora apenas na versão beta do app para Android, é a de vídeos em grupo. Ela foi anunciada na conferência anual do Facebook, a F8, e está disponível desde a versão 2.18.193 do app. Nós testamos a ferramenta, que na ocasião ainda se mostrava problemática.

Para usá-la, basta iniciar uma conversa em vídeo normal com um contato da agenda. Uma vez dentro dela, um botão novo aparecerá no topo direito da tela: um bonequinho acompanhado de um sinal de "+". Clicando nele, você é levado à lista de contatos e pode incluir até outras duas pessoas na chamada.

3. Beijo, não me liga

Uma habilidade disponível a todos os usuários do app é a de sair de vez daquele grupo chato que não para de apitar.

Desde a metade de maio, pessoas que saem dos chats coletivos e são recolocadas seguidas vezes no grupo tem uma proteção.

WhatsApp não informou quantas vezes isso precisa acontecer para que a proteção aconteça.

4. Chega de bagunça

Além disso, o WhatsApp também anunciou uma forma mais rápida para os usuários acompanharem as conversas dentro de um grupo. Quando alguém mencionar você ou responder sua mensagem, o ícone @ será exibido no canto inferior direito da conversa. Assim, será mais fácil visualizar os comentários feitos direto a você caso você tenha se ausentado do grupo por muito tempo.

Com a nova atualização, os usuários agora também poderão resumir o objetivo do grupo ou até mesmo descrever as regras na parte de "descrição do grupo". Assim, novos membros conseguirão ver as informações no topo da conversa.

5. Boato aqui, não

O WhatsApp é um dos lugares preferidos pelas pessoas para espalhar golpes e boatos, sabemos. Mas a versão beta do Android liberou recentemente uma função que pode ajudar a amenizar a enxurrada de correntes com links falsos, notícias falsas, promoções furadas, etc.

Agora existe uma espécie de selo que identifica se a mensagem foi encaminhada.

É importante dizer que o fato de um conteúdo ter sido encaminhado não significa que ele é realmente um spam ou faz parte de um golpe. Mas é um importante sinal de alerta para os usuários.

O UOL Tecnologia testou a novidade na versão de testes e ela funciona com textos com links, fotos e vídeos. Em cima da mensagem aparece a palavra "Encaminhada".

WhatsApp: como aproveitar bem seu mensageiro preferido

Clique aqui