Topo

Qual a melhor internet banda larga para jogar online?

Velocidade e establidade de conexão estão entre necessidades dos jogadores - Getty Images/iStockphoto
Velocidade e establidade de conexão estão entre necessidades dos jogadores Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

05/07/2018 04h00

Procura a melhor internet para jogar online ou transmitir a jogatina no YouTube? A startup Melhor Plano agregou parâmetros diversos para definir qual operadora oferece o serviço de melhor qualidade para atender a demanda dos jogadores.

Foram 12 categorias de avaliação, separadas em critérios para os planos e critérios sobre o desempenho das operadoras. Sobre os planos, foram considerados preço mensal, preço por megabyte, quantidade de download e quantidade de upload.

VEJA TAMBÉM

A respeito das operadoras, foram usados índices de qualidade da Anatel (média nacional de satisfação geral, de avaliação de velocidade, de avaliação da estabilidade de conexão e número de estados que a operadora ficou em primeiro lugar) e do site Minha Conexão (velocidade de internet em mega por segundo).

Um total de 63 planos de internet foram avaliados, das principais operadoras que oferecem banda larga e tinham avaliação pela Anatel e pelo site Minha Conexão.

Melhores velocidades

Embora não tenha abrangência nacional, a Tim foi quem levou a melhor nos principais quesitos de uma boa internet para jogar online. A operadora liderou o ranking de maiores pacotes de download, ficou em terceiro nas taxas de upload (atrás das regionais Sercomtel e Copel) e é, depois da Vivo, a que tem a maior abrangência de cobertura com fibra ótica, ainda que apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Internet para jogar online - Reprodução - Reprodução
Tim é líder em velocidade de downloads e figura bem em outras categorias
Imagem: Reprodução

Custo benefício

Em termos de custo-benefício, calculados pelo preço por megabyte de velocidade, a Vivo é quem lidera, porém os planos que foram melhor avaliados são justamente os mais caros (e de maior velocidade). A Tim ficou em segundo, em parte por seus pacotes terem uma taxa de habilitação, e a NET em terceiro.

Internet para jogar online 2 - Reprodução - Reprodução
Planos da Vivo vão bem pelo preço pelo megabyte de velocidade
Imagem: Reprodução

Qualidade

A qualidade de internet foi avaliada com base em dois tipos de dados. A primeira delas partiu dos índices de satisfação geral, velocidade e estabilidade determinados por pesquisa da Anatel, compôs as notas com base na opinião de usuários de banda larga de todo o país.

As melhores médias em todos os quesitos foram da Tim, porém o serviço dela é restrito a poucos estados, o que deu à NET a liderança da categoria, por estar presente em mais regiões. A Vivo é a terceira, com notas inferiores às da NET. Quarta colocada, a nordestina Brisanet só perde para as notas da Tim, mas também não tem grande abrangência nacional.

Internet para jogar online 3 - Reprodução - Reprodução
NET leva vantagem por estar em mais regiões do Brasil
Imagem: Reprodução

Outra avaliação de qualidade adotada pelo estudo foi baseada nos dados de abril de 2018 do site Minha Conexão. Estes apontam a Copel, empresa paranaense, como dona da maior velocidade média: 25,7 megabytes por segundo. Em segundo ficou a Tim (23,8 Mbps) e em terceiro a NET (23,6 Mbps).