Topo

5 serviços pouco conhecidos do Google que podem te ajudar

Serviços da empresa vão muito além do buscador e dos mapas - Reprodução
Serviços da empresa vão muito além do buscador e dos mapas Imagem: Reprodução

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

08/07/2018 12h50

Você sabe que o Google oferece uma enorme variedade de serviços na internet. A empresa começou com o buscador e foi se expandindo com produtos popularíssimos como o Google Maps, o Gmail, Orkut (descanse em paz) e o sistema operacional Android.

VEJA TAMBÉM

Só que a oferta de serviços dele vai muito além desses apps ou itens que quase todo mundo usa no dia a dia. Pensando nisso, listamos cinco produtos alternativos do Google, alguns deles que você certamente nunca ouviu falar. Confira:

Google Sky

Google Maps e Google Earth são dois dos serviços mais impactantes que a empresa já ofereceu, mapeando nossas cidades e ruas e apresentando uma visão de satélite do nosso planeta. O inverso também é possível, já que o Google oferece gratuitamente uma visão do céu a partir de imagens geradas por telescópios de agências espaciais.

O Google Sky mostra uma visão mais aproximada do céu, que permite a visualização de estrelas, constelações, planetas e outros elementos do universo, alguns deles acompanhados de explicações do que as imagens mostram. O céu pode ser visto aqui, mas também há opções de exploração da superfície da Lua, com informações das missões Apollo, e de Marte.

Google Sky - Reprodução - Reprodução
Google Sky permite que você explore constelações e planetas
Imagem: Reprodução

Google Fonts

Quer embelezar um trabalho da escola ou da faculdade e cansou das fontes disponíveis no Windows? Há centenas de famílias de fontes disponíveis gratuitamente por esse serviço do Google.

O Google Fonts possui ferramentas eficientes de filtragem, permitindo a escolha de fontes com ou sem serifa, escritas a mão e com caracteres em latim ou outras famílias linguísticas.

Google One Today

Se você procura ajudar uma instituição de caridade, mas não sabe qual escolher ou qual causa ajudar, o Google One Today te direciona para projetos sociais com enfoques diversos para ajudar sua decisão.

A gama de programas vai de luta contra a fome, implementação de água limpa em países pobres e auxílio à preservação de animais sob risco de extinção. Pagamentos do Brasil não estão disponíveis no momento, mas as instituições são apresentadas com seus sites originais, o que permite quem estiver interessado em doar ir atrás das entidades e contribuir diretamente com elas.

Google Trends

Popular para quem trabalha na internet, especialmente com conteúdo, o Google Trends é uma ferramenta completa que permite que você saiba o que está sendo mais buscado no momento.

Essas informações podem ser apresentadas em mapas, gráficos, comparadas a outras pesquisas para saber qual tema foi mais pesquisado. Se você não se interessa pelo que está bombando agora, também é possível fazer buscas retroativas, ou comparar o momento atual com outros meses.

Google Trends - Reprodução - Reprodução
Google Trends é útil para saber o que é o assunto do momento
Imagem: Reprodução

Google Acadêmico

Encontrar uma fonte bibliográfica para um trabalho universitário pode ser difícil, porque teses acadêmicas nem sempre são encontradas na biblioteca da sua faculdade ou numa livraria.

O Google Acadêmico simplifica esse processo ao usar a ferramenta de buscas da empresa para apresentar trabalhos hospedados na internet, os quais podem ser lidos, baixados ou comprados uma vez encontrados. Facilita a vida de quem está atrás de um trabalho de um autor, ou procura bibliografia sobre um tema específico.