Topo

Facebook domina lista de aplicativos mais baixados em 10 anos de App Store

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

09/07/2018 13h39

A revolucionária App Store do iPhone completa dez anos nesta terça-feira (10) e, para celebrar a data, um levantamento da empresa de inteligência de mercado App Annie, fundada em 2010, revelou os 10 aplicativos mais baixados da história do serviço. O Facebook é o líder da lojinha, ocupando quatro das cinco primeiras posições do ranking.

O app que teve mais downloads entre 2010 e 2018 foi o próprio Facebook, seguido do Messenger, YouTube (do Google), Instagram e WhatsApp (ambos propriedade do Facebook). O gigante das buscas ainda tem mais um representante entre os aplicativos mais populares, o Google Maps. Sexto colocado, ele está na frente de Snapchat (Snap), Skype (Microsoft), WeChat e QQ (os dois da chinesa Tencent).

Top 10 apps da App Store - App Annie/Divulgação - App Annie/Divulgação
Facebook domina lista dos mais baixados da App Store
Imagem: App Annie/Divulgação

VEJA TAMBÉM

O levantamento também traz uma comparação histórica da App Store com o Google Play, lançado em 2012. Este mostra que a loja de apps do Android precisou de um ano para superar a do iOS em número de downloads, mas os usuários de iPhone se mostraram muito mais propensos a gastar com os aplicativos.

Em 2012, a App Store era responsável por 54% dos downloads globais, caindo para 30% em 2017. O porcentual de dinheiro gasto pelos consumidores também caiu, porém se manteve maior do que a metade: de 86% a 66%. A App Annie deixou um adendo: o Google Play não está disponível na China, mercado importantíssimo para a Apple.

Em termos de gastos, os apps que ficaram na frente tem em comum o fato de apresentarem um modelo de negócios de assinatura. A Netflix é a líder, seguida do Spotify, Pandora Radio (semelhante ao Spotify), Tencent Video e Tinder, este o único do Top 5 com características diferentes. Ainda entre os 10 primeiros, o chinês iQiyi e a HBO NOW também ganham dinheiro com assinantes.

A App Store tinha, em maio deste ano, mais de 2 milhões de apps disponíveis para download. A loja da Apple somou mais de 170 bilhões de aplicativos baixados entre 2010 e o final de 2017, período em que os usuários de iOS gastaram mais de US$ 130 bilhões de dólares. Não é por acaso que a empresa fundada por Steve Jobs virou a gigante que é hoje desde o lançamento do iPhone.