Topo

Achou que o computador tinha morrido? Achou errado

Alta nas vendas se deu por conta da demanda no mercado corporativo - Shutterstock
Alta nas vendas se deu por conta da demanda no mercado corporativo Imagem: Shutterstock

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

13/07/2018 18h10

Pode parecer boato, mas não é. Se você acredita que a existência dos computadores está com os dias contados, será surpreendido. A venda de PCs (desktop, notebook e estações de trabalho) registrou crescimento e a maior taxa de encomendas dos últimos seis anos, de acordo com as empresas de pesquisa de mercado IDC e Gartner.

É importante saber que as empresas têm formas diferentes de monitorar o mercado. No entanto, ambas observaram essa mudança no segundo trimestre desde ano e identificaram a demanda no mercado corporativo o fator principal para o aumento nas vendas.

A IDC registrou uma alta de 2,7%, contabilizando o total de 62,3 milhões de unidades encomendadas pelo mercado varejista. O resultado foi puxado tanto pelos modelos mais baratos, como os dispositivos com o sistema operacional Chrome, quanto pelos modelos mais avançados e mais caros, envolvendo notebooks premium e computadores para jogos.

Segundo a IDC, as empresas HP, Lenovo, Dell, Apple e Acer, que lideram o mercado de PCs, registraram um crescimento conjunto acima de 7% e detém atualmente quase 78% do mercado total.

A grande líder no segmento no segundo trimestre foi a HP, com participação no mercado de 23,9% e 14.864 dispositivos encomendados. Em seguida, aparecem a Lenovo (22,1%) e a Dell (18,1%). Todas tiveram um ligeiro crescimento entre o mesmo período em 2017.

E aqui é importante uma observação. A Lenovo aparece em segundo lugar e a colocação se deu após a inclusão da Fujitsu em seu grupo no mesmo período avaliado pela IDC.

Já a Apple, apesar de fazer parte das maiores empresas no setor e ocupar a 4ª posição, registrou uma pequena queda em sua participação de mercado no período, indo de 7,1% em 2017 para 6,9% neste ano.

A consultoria Gartner também registrou um crescimento global, embora um pouco menor que a IDC. Pelo levantamento da empresa, as vendas mundiais de PCs aumentaram 1,4%, totalizando 62,1 milhões de unidades.

Apesar do resultado, analistas da Gartner ressaltam que ainda é cedo para determinar a recuperação do setor.

No ranking das empresas com maior participação no mercado de PCs, o levantamento da Gartner difere um pouco do observado pela IDC. No primeiro lugar existe um empate entre a Lenovo e a HP, cada uma com participação de 21,9%.

Em seguida, aparecem a Dell (16,8%), Apple (7,1%) e Acer (6,4%).

Um ponto importante a ser considerado é que, ao contrário da IDC que considera Chromebooks e exclui tablets com o sistema operacional Windows, a Gartner faz exatamente o contrário.