Topo

Teve o celular roubado ou só quer relaxar? Veja como desativar o WhatsApp

Dá para deixar o aplicativo offline sem desconectar os outros serviços - Helton Simões Gomes/UOL
Dá para deixar o aplicativo offline sem desconectar os outros serviços Imagem: Helton Simões Gomes/UOL

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

04/05/2019 13h18

O WhatsApp facilita a vida, mas, às vezes, você só quer tirar um tempinho para relaxar e parar de receber as dezenas de mensagens enviadas por familiares e amigos. Em outros momentos, desativar o aplicativo de mensagens é menos uma opção e mais uma necessidade, afinal, quem já não teve o celular roubado ou furtado e temeu pela forma como os bandidos poderiam usar a conta no WhatsApp?

Com alguns comandos simples, é possível deixar o WhatsApp offline por algumas horas e até dias e impedir que ele receba mensagens. Eles podem ser aplicados tanto em celulares que rodam Android quanto em iPhones.

A vantagem é que apenas o app do WhatsApp é desplugado da internet, enquanto os outros aplicativos permanecem conectados. Pode ser útil em momentos em que você quer se manter atento a uma atividade, como assistir a vídeos na Netflix ou YouTube ou ler notícias sobre assuntos complicados, e não quer ser incomodado por distrações do grupo da família.

Para não ser perturbado

Se você usa smartphones Android, saiba que é possível deixar o WhatsApp inteiramente offline. Veja abaixo:

Android

  • Vá a Configurações, escolha a opção "Aplicativos" e encontre o ícone do WhatsApp;
  • Nas configurações do aplicativo, selecione "Forçar parada" e confirme em "OK";
  • Ainda na página de configurações, selecione "Uso de dados" e desative a opção "Dados em segundo plano" - isso fará o app ficar offline para dados móveis da operadora (3G ou 4G);
  • Na mesma página, desmarque a opção "Wi-fi" para impedir que o WhatsApp se conecte também a uma rede wi-fi.

iPhone

Para quem é dono de um iPhone, a história é diferente. O sistema operacional da Apple não permite desconectar um só aplicativo inteiramente - somente o acesso a redes móveis pode ser desligado individualmente.

Ainda assim, há um truque para deixar você não ser incomodado com mensagens do WhatsApp, ainda que elas continuem chegando ao seu aparelho caso ele esteja conectado à internet pelo Wi-fi. Veja abaixo:

  • Abra as configurações e role a tela para baixo até chegar ao ícone do "WhatsApp" para clicar nele;
  • Já na página do aplicativo, desmarque a opção "Dados Celulares". Isso desativará apenas a conexão do WhatsApp com a rede móvel da operadora, via 3G ou 4G;
  • Como o iPhone não permite que você deixe um só aplicativo offline para a conexão Wi-fi, aí vai um truque: ainda na página de configurações do WhatsApp, escolhe o ícone "Notificações" e desmarque a opção "Permitir Notificações". Assim, ainda que seu WhatsApp receba mensagens via Wi-fi, você não receberá alertas delas.

Roubo, furto ou perda

Esta é a dica que não gostaríamos de dar, mas é importante impedir que as mensagens de WhatsApp continuem chegando caso o aparelho seja roubado ou furtado. As dicas abaixo também funcionam se o celular for perdido:

  • Entre em contato com a operadora e peça o bloqueio do chip com o número do seu telefone. Depois, compre um novo chip e peça para a operadora reativar o número original.
  • Escreva um email para support@whatsapp.com;
  • No campo do assunto, escreva apenas "Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta". A mensagem a ser incluída no corpo do email é ainda mais simples: seu número de telefone, incluindo, código do país (o +55 do Brasil) e DDD;
  • O email que confirma a desativação da sua conta chegará algumas horas depois. Fique esperto: o prazo de 30 dias para o perfil ser reativado começará a partir do momento em que você receber o correio eletrônico do WhatsApp;
  • Se você não ativar o perfil em outro celular, ele será excluído;
  • Quando você estiver novamente em posse da linha de celular usada para acessar o WhatsApp, é hora de reativar sua conta no app. Basta fazer o processo de verificação do seu número. Note que apenas as mensagens enviadas a você e que não tiverem chegado ao aparelho serão entregues.

Cuidado para não cair no golpe do WhatsApp

bandrio