Topo

Acredite: o emoji mais usado no teclado do Google não é o do coração

Novos emojis da Apple - Divulgação
Novos emojis da Apple Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

17/07/2018 11h23

Para quem não sabe, existe um Dia Mundial do Emoji. E quem não sabia da informação anterior certamente não devia saber que ele cai no dia 17 de julho, ou seja, esta terça-feira. Algumas empresas que mais mexem e nos permitem mexer com emojis aproveitaram a data para mostrar suas novidades e dados sobre as carinhas amarelas.

O Google divulgou os emojis mais usados no teclado virtual de celular Gboard. O top 10 global surpreende por não ter o coração em primeiro lugar --este ficou em uma discreta quarta colocação.

VEJA TAMBÉM:

O vencedor mundial foi o emoji de risada com lágrimas, seguido do beijinho e da cara apaixonada. Veja o resto do top 10 na imagem abaixo. Abaixo dele, o top 3 apenas no Brasil.

Emojis mais usados no teclado do Google - Divulgação - Divulgação
Emojis mais usados no teclado do Google
Imagem: Divulgação

Já o nosso país, como esperado, prefere o emoji de coração, e pôs o emoji de paixão e as palmas no segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O Google aproveitou também para lançar um jogo de realidade aumentada e inteligência artificial para caçar emojis na vida real. Chamado Emoji Scavenger Hunt, ele usa a câmera do celular ou PC para que você procure objetos que sejam do mesmo tipo do emoji sugerido pelo game, enquanto uma contagem regressiva corre. Veja os detalhes no video abaixo.

Em média, as pessoas encontraram cinco emojis na vida real por jogo, segundo o Google, de um máximo de dez emojis. O mais comum de achar é a palma da mão aberta, encontrada com 3,14 segundos em média. O mais demorado é de caixa do correio, que leva em média, 22,3 segundos para ser encontrado.

17.jul.2018 - Top 10 emojis mais usados no Twitter no Brasil - Divulgação - Divulgação
Top 10 emojis mais usados no Twitter
Imagem: Divulgação

O Twitter divulgou o top 10 deles de emojis no Brasil. Desta vez aqui o coração liderou. O que chama a atenção são os emojis de árvore de Natal em quinto e o coração azul (que simboliza a tristeza) em décimo. 

Já a Apple veio com uma leva de mais de 70 novos emojis, incluindo:

  • Mais opções de cabelos: penteados cinza, encaracolados, cabelo vermelho, careca
  • Novos itens alimentícios: bolo, manga, cupcake, alface
  • Smiles: rosto frio, cara de festa, cara de pena, cara cercada com corações
  • Novos animais: canguru, papagaio, lagosta e pavão
  • Outros: emojis esportivos, como softball, e personagens de super-heróis.

Os novos emojis da Apple foram prometidos para ainda este ano no iOS.

O Facebook não fez anúncios, mas divulgou pelo site "Emojipedia" alguns dados. E assim como no Google e Twitter, o rosto com lágrimas de alegria e o com olhos de coração estão entre os mais populares da plataforma.

A surpresa foi o emoji de bolo de aniversário nesse rol, já que o Facebook é um dos maiores "lembradores" de aniversários de amigos.

Além disso, o emoji de coração foi usado duas vezes mais do que no ano passado. E no Brasil, o rosto com corações também é mais usado do que o de coração propriamente dito.

17.jul.2018 - Emojis mais usados no Facebook por país - Divulgação - Divulgação
Emojis mais usados no Facebook por país
Imagem: Divulgação

Um dado curioso que o Facebook apresentou é o de emojis menos usados.

Atualmente há mais de 2.800 emojis e a maioria deles --cerca de 2.300-- são usados todos os dias. Mas os mais rejeitados são o de nadador, sujeito de terno e óculos, número 1, bolinhas e ratinho. Você sequer sabia da existência deles?

17.jul.2018 - Emojis menos usados no Facebook - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apple x Samsung: quem vence a batalha dos emojis animados?

UOL Notícias