Topo

De calculadora "louca" a bateria que gasta muito: os 11 problemas do iOS 11

iOS 11 apresentou falhas na bateria, calculadora e processamento. - Reprodução/Apple
iOS 11 apresentou falhas na bateria, calculadora e processamento. Imagem: Reprodução/Apple

Helton Simões Gomes

Do UOL, Em São Paulo

17/07/2018 04h00

Quase um ano após chegar a iPhones, iPads e iPods, o iOS 11 continua deixando os donos desses aparelhos de boca aberta, mas não por suas funções e, sim, por apresentar erros surpreendentes: são falhas que vão desde a calculadora “burrinha”, que mostra resultados errados para contas simples, até a bateria com desempenho consideravelmente inferior e o barulhinho irritante que virou a trilha sonora de todas as ligações telefônicas.

O UOL separou, a princípio, 11 falhas do sistema operacional da Apple para dispositivos móveis, Mas, como os problemas eram diversos, já publicamos de antemão aqui uma versão atualizada dessa lista, a versão 11.2, que contém 12 falhas.

VEJA TAMBÉM

Há duas boas notícias para quem não vê graça nenhuma nisso. A primeira é que já há solução para algumas dessas falhas. A outra é que a Apple já anunciou o iOS 12, que deve, caso a tradição seja seguida, chegar a iPhones em meados de setembro.

Veja abaixo a lista abaixo:

Sem letra ‘i’

Assim que foi lançado, usuários que tentavam escrever a letra “I” topavam com um problema no teclado, que sempre trocava o caractere por “A”, “#” ou “!”.

A falha ocorria na função preditiva do teclado, aquela que tenta adivinhar o que será escrito, e podia ser vista do iMessage ao Twitter e passando pelo Instagram.

A Apple reconheceu o erro e o corrigiu em uma atualização. Enquanto isso não ocorreu, o que a empresa sugeria era transformar a letra “i” em um atalho para... exibir a letra “i”. Com isso, todas as vezes que alguém escrevia “i”, o iOS continuava a sugerir que o caractere fosse trocado. Mas dessa vez não por um “A” ou por “#” e, sim, por por um “i”

Bateria

O primeiro grande problema notado pelos usuários foi a duração da bateria, que, após a atualização para o iOS 11, passou a durar bem menos. Alguns usuários relatavam que quando o cérebro de seus aparelhos era o iOS 10.3.3, a autonomia de seus aparelhos chegava a ser até uma hora maior.

A Apple também usou uma atualização para corrigir esse problema, que ocorria porque o recurso de GPS era ativado automaticamente quando não deveria.

Siri espiã

Uma brecha de segurança do iOS 11 permitia a qualquer pessoa ver notificações ocultas na tela de bloqueio do iPhone. O que rolava é que a assistente virtual Siri conseguia ler o conteúdo das mensagens, mesmo que as notificações estivessem "escondidas" na tela bloqueada. Bastava pedir, e ela lia a mensagem.

O único aplicativo que fazia a Siri hesitar e pedir a senha de desbloqueio do celular era o iMessage, da própria Apple. O problema estava no iOS 11.2.6, mas foi corrigido em uma atualização posterior.

Barulho nas ligações

Durante um tempo, os donos de iPhones tiveram que conviver com uma trilha sonora bem incômoda quando decidiam fazer chamadas telefônicas ou conversar pelo FaceTime: uma falha do iOS 11 fazia um chiado esquisito ser o terceiro elemento nas ligações.

Para quem tinha iPhone 8 ou iPhone 8 Plus, o barulho irritante ocorria quando áudios eram executados. A atualização do iOS 11.0.2 solucionou a questão.

Respostas 'loucas' na calculadora

Calculadoras de smartphones são sempre precisas, certo? Nem sempre. A do iOS 11 surpreende às vezes. Para uma conta simples como 1+2+3, a calculadora dava como resposta o número 24. O problema é que o teclado do recurso não entendia quando as teclas eram digitadas muito rapidamente. Com isso, o aplicativo entendia que o usuário queria uma resposta para o cálculo 1+23. A falha já foi corrigida. 

Sem impressora

O Air Print, recurso para aparelhos da Apple como iPhones e Macs enviarem documentos para impressoras, passou a falhar após o iOS 11. Usuários que quisessem imprimir um texto exibido por seus iPhones não conseguiam fazer seus smartphones acharem a impressora.

O problema aqui é que o sistema operacional, por algum motivo, desabilitava o Air Print quando a máquina de destino estivesse com a opção para IPv6 ligada. O curioso é que esse é o protocolo de internet, o conhecido IP, com que todos os equipamentos eletrônicos passarão a sair de fábrica daqui para frente. Isso ocorre porque seu antecessor, o IPv4, já teve seus números de distribuição esgotados.

Desempenho lento

O iOS 11 deu uma bela desacelerada no desempenho dos dispositivos em que foi instalado, independentemente de tratar-se de um iPhone X ou um iPhone 7. Alguns aplicativos chegavam a demorar minutos para serem carregados. Outros, quando abriam, apresentavam lentidão para executar tarefas simples, como a de exibir recursos gráficos como o do teclado. A solução, porém, veio já na atualização seguinte, a 11.1.

Tela ‘morta’

Alguns usuários relataram que, após atualizar seus aparelhos para o iOS 11, a tela não deixou de mostrar todos os elementos gráficos, como data, hora, notificações e até os aplicativos. Só permaneceu a imagem de fundo. Mesmo desligar o telefone não fazia o problema desaparecer. Era destravá-lo com a digital, e a tela “morta” continuava lá.

No fórum da comunidade da Apple, onde o problema foi descrito, a única solução dada para o problema foi: restaure seu iPhone. O problema é que fazer isso requer apagar automaticamente todos os arquivos do aparelho.

(Não) toca um som aí

O iOS 11 também fez muita gente perder a paciência ao ouvir música. O sistema operacional fez com que a Central de Controle não funcionasse quando o objetivo era gerenciar o que estivesse tocando em aplicativos de música, como Spotify ou Apple Music.

Neste caso, baixar a versão mais atual do app de streaming resolveu a questão. Alguns usuários, no entanto, tiveram de reiniciar o smartphone, deletar o aplicativo e reinstalar o serviço novamente.

Sem touch screen

Alguns iPhones que tiveram os displays trocados fora da assistência técnica fornecida pela Apple simplesmente pararam de responder a toques na tela. Alguns usuários até chegaram a suspeitar de que se tratava de uma estratégia da empresa para forçar que problemas com seus aparelhos fossem solucionados pelos canais oficiais. A correção dessa falha foi feita por uma nova atualização, o iOS 11.3.1.

Apps ‘quebrando’

Alguns aplicativos passaram a congelar ou “quebrar” após a chegada do iOS 11. Desinstalá-los e instalar uma nova versão do serviço não ajudou. O problema, provavelmente, foi provocado porque a Apple abandonou o suporte a apps de 32-bit e adotou novos formatos de vídeo e imagem.

Wi-fi e Bluetooth não desligam

Este último item não é uma falha, mas uma mudança de configuração do iOS 11 que fez muito usuário perder a paciência com a Apple. Acontece que, no sistema operacional, quando as opções de wi-fi e Bluetooth são desabilitadas no Centro de Controle, elas não são desligadas realmente. O que ocorre é que apenas são desligadas apenas as conexões a que o aparelho está ligado naquele momento.

Os sensores de rádios continuam procurando novas conexões -- e gastando a bateria com isso. Desligar realmente o wi-fi e Bluetooth exige percorrer um caminho mais longo: ir a “Ajustes” e desabilitar essas duas conexões por lá.