Topo

Cansou de Fla-Flu? Facebook anuncia ferramenta para silenciar certos termos

Empresa quer melhorar a experiência de quem se incomodar com certos assuntos - Nicolas Asfouri/AFP
Empresa quer melhorar a experiência de quem se incomodar com certos assuntos Imagem: Nicolas Asfouri/AFP

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em Menlo Park (EUA)*

18/07/2018 19h40

Uma nova ferramenta anunciada pelo Facebook deve agradar quem não aguenta mais debates acalorados na rede social.

Numa tentativa de dar mais controle aos usuários, agora a plataforma vai permitir que você silencie não só pessoas, mas também palavras-chave. Durante 30 dias, certas palavras ou frases poderão desaparecer da sua linha do tempo, se assim você quiser. Mas vale o adendo: a funcionalidade ainda está em testes, logo não está disponível para todo mundo.

Ou seja, em tempos de eleições, isso pode significar uma grande ajuda na hora de fazer aquela faxina no feed. O mesmo vale para se proteger de spoilers daquela série que você tanto gosta, mas perdeu o episódio daquela semana.

Vale lembrar também que esse tipo de movimento na timeline ajuda o algoritmo do Facebook a entender que tipo de conteúdo deve mostrar para você. O novo recurso ficará localizado no menu superior direito do post no feed de notícias.

Ao explicar como funciona o feed (e por que ele não é cronológico), o chefe de News Feed do Facebook, John Hegeman, disse que tudo é pensado para evitar os chamados sinais negativos que você dá, como ocultar, silenciar e descurtir. O algoritmo estuda o conteúdo para evitar experiências desagradáveis.

*a repórter viajou a convite do Facebook