Topo

Sonho! LG lança armário conectado que passa a roupa para você

Helton Simões Gomes/UOL
Imagem: Helton Simões Gomes/UOL

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

25/07/2018 04h00

Não ter de passar roupas amarrotadas parece um sonho. Um sonho que deve ficar menos distante no Brasil. A LG vai começar a vender a partir do começo de 2019 um armário conectado que passa a roupa para você ou até retira aquele cheirinho de roupa guardada.

Por enquanto esse sonho tem um preço um pouco salgado: R$ 12.999. Mas, como todas as tecnologias inovadoras, a tendência é que o preço fique mais acessível no futuro.

VEJA BEM:

Chamado de Styler, o eletrodoméstico tem outras funções, como secar de tecidos e tirar a umidade deles. Ele tem o formato de um armário, mas é bem mais high tech do aquele seu criado mudo feito de madeira de lei. Ao abri-lo, você pode pendurar as roupas em cabides ou guardá-las em gavetas internas.

Toda a mágica acontece quando você fecha a porta. A partir daí, é possível aquecer as roupas, jogar jatos de vapor sobre elas ou acionar uma combinação das duas coisas.

São esses jatos de vapor que passam a roupa, o que é capaz de tirar vincos do tecido, mas não deve deixar sua camisa engomadinha.

A porta do armário lembra a de um micro-ondas. Há botões com programas pré-selecionados, para ativar ações comuns como a que remove aquele cheiro de guardado de edredons e cobertores, e até de um contador de tempo.

Além disso, ele é conectado à internet. Com isso, novos programas podem ser baixados, como um específico para desodorizar e tirar amassados de vestidos de festa.

Com esse precinho, a LG sabe que mira consumidores premium, principalmente aqueles que se encantam com o que veem no exterior.

"O brasileiro vai para fora e quer tudo o que vê lá fora", diz Kati Dias, executiva de linha branca da LG. "E, quando você viaja, nem tudo do que gosta dá para ser trazido na bagagem de mão", brinca.

A dúvida é em que lugar da casa colocar o aparelho. Apesar de ser, na prática um armário, ele não deixa de ser um eletrodoméstico, com funções complementares à de máquinas de lavar. “Na Europa, ele é colocado no closet. Na Coreia, é colocado na sala, porque a pessoa chega da rua e já coloca a roupa nele.”