Topo

Entalhe até no cabelo! Samsung ridiculariza fãs do iPhone X em novo anúncio

Anúncio da Samsung satiriza o iPhone X - Reprodução
Anúncio da Samsung satiriza o iPhone X Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

28/07/2018 15h22

A Samsung adora alimentar a guerra mais tradicional do mercado de smartphones: Galaxy S versus iPhone. E a nova leva de anúncios da empresa deixa isso bem claro. Chamada "Ingenius", a série de anúncios da filial americana da Samsung tem no iPhone X seu principal alvo. E não pega leve.

Os três novos vídeos, publicados na quinta-feira (26) no YouTube, tocam em três pontos em que o Galaxy S é, na visão da Samsung, melhor que o rival: a tela sem entalhe, o armazenamento extra por cartão MicroSD e a interface multitarefa.

VEJA TAMBÉM:

No primeiro vídeo, chamado "Entalhe", o cliente pergunta ao funcionário de uma Apple Store chamado Pat se o entalhe do iPhone X cobre uma parte da tela ao assistir a um filme no modo de tela cheia. "Não no modo padrão", responde ele.

"Mas e se eu quiser preencher a tela toda?", pergunta o cliente. Pat faz um gesto no celular e expande a tela. "Mas continua cobrindo uma parte do filme", reclama o usuário. Pat: "Nah, não muito". Cliente: "Uma parte significante". "Leva tempo para se acostumar com isso", enrola o vendedor.

Até que uma família inteira de usuários do iPhone X aparece ao lado do reclamante, olhando para ele com desaprovação e no alto de seus cortes de cabelo que lembram o polêmico entalhe do celular da Apple.

No segundo vídeo, "Armazenamento", uma mulher não consegue encontrar o slot para cartão MicroSD no iPhone, e lembra que o Galaxy S9 tem um. Pat sugere a "nuvem" —no caso, o serviço iCloud— mas ela quer os arquivos no aparelho mesmo. Resta ao vendedor sugerir que ela compre um iPhone com mais espaço, mas US$ 140 mais caro.

No terceiro vídeo, "Multitarefa", uma cliente pergunta se pode "fazer a tela dividida" como no S9. Pat sugere abrir a App Store, mas ela rebate. "Eu quero usar dois apps, na tela, ao mesmo tempo. Eu não quero outro app." Quando Pat tenta mudar de assunto falando das unhas do cliente, ela diz "obrigado, elas também executam multitarefas".

Ainda neste mês, saíram outros quatro vídeos desta série "Ingenius" —o nome é uma ironia à Genius Bar, local das lojas da Apple onde os consumidores tiram dúvidas técnicas sobre os produtos.

O primeiro foi sobre a diferença na velocidade de download entre iPhone X e Galaxy S9. Em um teste da empresa Ookla, o Galaxy S9 baixou dados a 38,9 Mbps, contra 29,7 Mbps do iPhone X. Além disso, o S9 tem suporte a Gigabit LTE, uma evolução da convencional tecnologia de dados LTE. E o iPhone X, não tem.

Outros três vídeos mostram outras vantagens do aparelho da Samsung: o carregador rápido que vem com o S9; a possibilidade de usar fones de ouvido sem precisar de um acessório extra (já que o iPhone não tem mais a entrada para fones) e a câmera que é melhor ranqueada no teste DxOMark que o concorrente.

Claro, algumas dessas provocações são discutíveis: por exemplo, a Samsung omitiu o fato de que o cartão SD sumiu no Galaxy S6, e voltou a partir do S7. Ou que o modo retrato da câmera do iPhone X é referência no mercado, graças aos sensores do Face ID. Isso só para ficarmos em dois detalhes.

Enfim, essa guerra está longe de terminar, e não deixa de ser divertido ver essas cutucadas entre as fabricantes.