Topo

Por que os biólogos arrumaram uma briga por causa do emoji de formiga?

Biólogos arrumaram briga por causa do emoji de formiga - Reprodução/Emojipedia
Biólogos arrumaram briga por causa do emoji de formiga Imagem: Reprodução/Emojipedia

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

29/07/2018 11h42

Se você acompanha as notícias sobre emojis, deve ter percebido que eles estão sendo levados cada vez mais a sério. As representações de armas de fogo, hambúrgueres, cervejas e saladas já foram tema de algum escrutínio recentemente pelos seus designs problemáticos.

Agora a vítima da vez é um emoji pouco usado: a formiga, que estava aparentemente quieta no universo de 2.666 emojis que temos à disposição hoje. Mas os biólogos discordam.

VEJA TAMBÉM:

Tudo começou quando a Mozilla, projeto sem fins lucrativos por trás do navegador Firefox, que em 2016 lançou na versão 2.5 do seu sistema para celulares Firefox OS. Para o especialista em insetos não identificado que escreveu no Tumblr "CurlicueCal", a formiga do Firefox OS mais parecia um cupim.

Biólogos arrumaram briga por causa do emoji de formiga - Reprodução/Emojipedia - Reprodução/Emojipedia
Imagem: Reprodução/Emojipedia

O Twitter veio depois, com um design parecido. "Vocês sequer tentaram?", detonou "CurlicueCal", que deu nota zero ao layout.

Biólogos arrumaram briga por causa do emoji de formiga - Reprodução/Emojipedia - Reprodução/Emojipedia
Imagem: Reprodução/Emojipedia

Com a da Samsung suas palavras foram mais duras: “Esta formiga tem um tórax de articulação dupla inexplicável e nenhuma evidência de cintura. Sua pose quadrúpede sugere que ela é um centauro em vez de uma formiga."

Ele também teceu comentários sobre outras representações formigas (mostradas nesta notícia):

  • Google: "Lindamente detalhada, pose realista, mas com um pescoço inesperado e antenas estranhas"
  • Microsoft: "Antena mole, cara de Muppet pontudo, pernas estranhamente posadas."
  • WhatsApp: "Boa primeira impressão, meio sem graça nos detalhes. Esta formiga não tem uma cintura digna de nota, antenas moles em vez de curvas, e um rosto inexpressivo."
  • LG: "Uma imagem de uma formiga de um livro infantil. Ela está usando botas pequenas. Esta formiga está errada em todos os sentidos"
  • Facebook: "Essa formiga é elegante. Tem um belo tórax afilado, um abdômen segmentado, alerta, antenas com cotovelo e uma postura de pés clara. O rosto dessa formiga sugere curiosidade e desejo de explorar o mundo."
  • Messenger: "Esta formiga é uma mistura ousada e desafiadora de fotorrealismo e caricatura. Ela é larga e baixa e parece muito resistente."

Biólogos arrumaram briga por causa do emoji de formiga - Reprodução/Emojipedia - Reprodução/Emojipedia
Imagem: Reprodução/Emojipedia

O site "Quartzy" foi atrás da opinião de outros entomologistas --sim, é como são chamados os especialistas em insetos. E eles também tinham suas críticas sobre outros emojis de formigas.

Enquanto "CurlicueCal" elogiou o "belo grande olho amendoado" e "lindo brilho perolado" da atual formiga da Apple, o engenheiro ambiental belga Stéphane De Greef disse no Facebook que teve "raiva" deste emoji.

"Por que consertar se não está quebrado? O antigo [a formiga do iOS 11.1] era bonitinho e agora temos essa monstruosidade arredondada sem pecíolo [segmento delgado entre o tórax e o abdome, existente nos insetos] e com pernas fofas largas. Eles a deixaram fofa demais", disse De Greef, que fotografa formigas na natureza.

"Honestamente, parece mais uma aranha do que uma formiga", diz Joanie King, entomologista da Universidade A & M do Texas. Comparando o emoji do iOS 11.2 da Apple com uma tarântula, ela diz que, com exceção das espécies do gênero Pseudomyrmex, as formigas geralmente não têm olhos e pernas peludas.

"Isso não é formiga", escreveu ela em um blog no ano passado. “Eu sou aberta a caricaturas: o emoji anterior era uma caricatura, mas não sofria de uma representação morfológica tão horrível”.

Joanie ficou tão desanimada com a formiga da Apple que mal usa o emoji de formiga atualmente. "Eu sinceramente só queria que houvesse mais insetos para escolher", diz ela.

Blockchain: entenda a tecnologia por trás do bitcoin

UOL Notícias