A incrível história do emoji de homem de terno flutuando

Bruno Romani

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    O emoji do homem de terno flutuando tem raízes num disco com Bob Marley

    O emoji do homem de terno flutuando tem raízes num disco com Bob Marley

Você pode não ter percebido, mas escondidinho aí no seu smartphone tem um homem de terno flutuando. Ele é um emoji bem pouco usado, mas que certamente deve ter umas das histórias mais incríveis entre todos esses símbolos. Tem até o Bob Marley na parada! 

A história do homem de terno, porém, começou bem antes dos smartphones existirem. Em 1997, a Microsoft lançou o Internet Explorer 4.0, que entre as suas novidades trazia uma nova fonte, a Webdings. A ideia com ela era substituir as letras do alfabeto romano por ícones, o que poderia facilitar o trabalho de designers para incorporarem elementos gráficos aos seus trabalhos. De certa forma, eles eram ancestrais dos emojis atuais.

VEJA TAMBÉM

Para criar a nova fonte, a Microsoft contratou um time de designers e os instruiu com palavras-chave sobre o que deveria constar na Webdings. Uma dessas palavras era "pular", que foi traduzida na forma do homem de terno levitando (que também lembra um ponto de exclamação). Acontece que a inspiração para o símbolo também não foi nada trivial

Reprodução
Com a presença do homem de terno, a Webdings foi criada em 1997 para ajudar designers

Entre os contratados da Microsoft para o trabalho estava Vincent Connare, o pai da Comic Sans, a fonte que tão bem representa os anos 1990 na internet e que gera reações de amor e ódio entre designers de todo o mundo. Connare olhou para um vinilzão dos anos 1970 da banda de ska The Specials e encontrou seu homem.

O disco do The Specials era distribuído pelo selo 2 Tone Records, que era representado pelo logo de um homem de terno, óculos escuros e chapéu - o traje preferido entre muitas bandas de ska. O personagem tinha até nome: Walt Jabsco.

Só que o logo era também a representação de uma lenda do reggae. Jerry Dammers, dono da 2 Tone Records, havia criado o bonequinho com base na pose de Peter Tosh na capa do disco "The Wailing Wailers", da banda The Wailers. Lançado em 1965, o trampo marcou a estreia da banda jamaicana que, além de Tosh e Bunny Wailer, tinha Bob Marley na formação.

Reprodução
"Avô" do emoji do home de terno, o logo da 2 Tone Records se inspirou na pose de Peter Tosh

Aparentemente, a Webdings fez sucesso no navegador da Microsoft e foi incorporada ao Windows a partir do Windows 98. Em 2014, o Consórcio Unicode, que determina padrões de emojis, anunciou a chegada de novos ícones na versão 7.0. Muitas dessas novas figuras eram adaptações de duas fontes: Webdings e Wingdings. E assim, uma figura inspirada na capa de um disco com Bob Marley foi parar no seu celular.

Por fazer parte do padrão Unicode, o emoji do homem de terno flutuando está presente no Android, no iOS, no WhatsApp, no Windows, nos aparelhos da Samsung, no Facebook, no Twitter e em qualquer outra plataforma que adota o Unicode. Procura ele aí! 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos