Topo

Com o próximo iPhone, a Apple quer eliminar de vez fones com fio

O adaptador para fones deve deixar de acompanhar o novo iPhone  - Reprodução
O adaptador para fones deve deixar de acompanhar o novo iPhone Imagem: Reprodução

Bruno Romani

Do UOL, em São Paulo

04/08/2018 12h01

É sabido que a Apple não morre de amores por fones de ouvido com fio: desde o iPhone 7, lançado em 2016, a companhia removeu a entrada para fones de ouvido de seus aparelhos. Mesmo com as críticas, a empresa se manteve firme na decisão e até influenciou a concorrência.

Mas havia um consolo: a companhia inclui na caixa do iPhone um conversor, que permite plugar fones com fio na entrada do carregador. Só que parece que esse pequeno acessório também pode estar com os dias contados, o que seria a sentença final de morte dos fones com fios. Um analista da consultoria Cowen afirma que é provável que a Apple deixe de incluir o adaptador com os aparelhos que serão lançados em 2018.

VEJA TAMBÉM

Em um relatório para investidores, o analista Matthew D. Ramsay disse que a Cirrus, fornecedora de componentes para o adaptador, avisou que a Apple deve desistir de incluir o acessório aos novos modelos de iPhone. O relatório diz ainda que a Apple é responsável por 76% da receita da Cirrus, o que explica a mensagem da fabricante para seus investidores.

Ramsay ainda afirmou que modelos antigos continuarão a ser acompanhados do adaptador, mas que a mudança já se aplica a modelos lançados em 2018.

Quando eliminou a entrada para fones, a Apple ofereceu três soluções: usar os EarPods, que já tem a ponta adaptada para a entrada do carregador, usar os AirPods, que dispensam fios, ou recorrer ao adaptador.

Será que a moda também vai pegar na concorrência?