Topo

Limite de mensagens encaminhadas no WhatsApp está valendo no iOS e Android

Bloqueio aparece quando você seleciona 20 conversas. Na 21ª, surge mensagem em vermelho - Reprodução
Bloqueio aparece quando você seleciona 20 conversas. Na 21ª, surge mensagem em vermelho Imagem: Reprodução

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

06/08/2018 19h19

Quer encaminhar aquele videozinho fofo de boa noite no WhatsApp para toda a agenda de contatos? Agora você só conseguirá fazê-lo para no máximo 20 itens da sua lista no aplicativo, sejam 20 grupos, 20 pessoas, ou uma combinação de grupos e pessoas.

A novidade começou a aparecer para usuários brasileiros do iPhone, após uma atualização disponibilizada nesta segunda-feira (6) para a versão de iOS do aplicativo. Segundo a assessoria de imprensa do WhatsApp, a limitação vinha sendo implementada gradativamente a todos os usuários.

A função foi anunciada no dia 19 de julho, como uma das iniciativas da empresa para tentar coibir a proliferação de boatos. A motivação para isso foram linchamentos que ocorreram na Índia por consequência destes boatos. Na Índia, a restrição é ainda mais severa: apenas cinco mensagens.

VEJA TAMBÉM

O bloqueio aparece quando você atinge 20 conversas selecionadas e tenta escolher a 21ª, que não pode entrar no pacote. Caso queira mandar para mais pessoas a mesma mensagem, é necessário selecioná-la de novo e daí apontar outros 20 contatos para recebê-las.

Além do iOS, as versões para Android do WhatsApp também recebeu a ferramenta. Além do limite de encaminhamentos, o aplicativo tem assinalado tudo o que é repassado entre conversas, de forma a alertar os usuários de que aquilo pode não ser verdadeiro.

A empresa ainda planeja mais uma ferramenta de transparência para combater os boatos e links perigosos, gerados por cibercriminosos. Essa função colocará um "adesivo" de link suspeito nas mensagens que forem analisadas como tal.

Use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

UOL Notícias