Entre os pequenos empreendedores, WhatsApp é rei! Veja como usar no negócio
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou que nos últimos três anos os pequenos negócios no Brasil investiram muito na informatização e uso de novas ferramentas digitais, em especial as redes sociais.
Facebook e WhatsApp são as ferramentas mais usadas pelas micro e pequenas empresas para divulgar produtos e serviços e para relacionamento. A maioria (72%) usa o WhatsApp para falar com os clientes e 40% mantêm perfil no Facebook.
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Os principais usos são disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente online (59%) e fazer vendas (43%). A proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPE, sendo que o maior avanço foi no uso de WhatsApp e Facebook.
Para 51% dos entrevistados, as vendas pela internet e redes sociais vão avançar mais do que as vendas tradicionais, nos próximos cinco anos.
Atualmente, 73% dos microempreendedores individuais, 91% das micro empresas e 99% dos empresários das empresas de pequeno porte acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.
"Vivemos numa era em que as pessoas passaram a adotar um comportamento cada vez mais digital. E para os pequenos negócios já é obrigatório ter uma presença nesse mundo tecnológico, utilizando as ferramentas que estão na palma da mão dos clientes a todo momento", disse a presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, sobre o estudo "Transformação Digital nas MPE".
Foram 6.022 entrevistas em todo país, por porte e setor da empresa, sexo, faixa etária e escolaridade, entre abril a junho deste ano.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business, versão para negócios do popular aplicativo de mensagens, já funciona no Brasil e pode ser muito útil para quem quer usar as conversar para empreender. Basta baixar gratuitamente a versão para Android.
O formato é igual ao WhatsApp tradicional, o que muda é forma de visualização e interação entre empresa e usuário, que passa a ter acesso ao nome da empresa, endereço, email, descrição comercial e site oficial.
Os clientes não precisam ter a versão Business, basta adicionar o contato das empresas.
Além dos recursos que a gente já conhece, o WhatsApp Business conta com ferramentas boas para o negócio, como as mensagens automáticas para avisar quando você está ausente ou para mandar uma saudação quando um cliente entrar em contato pela primeira vez.
Já a empresa também pode configurar respostas prontas para as perguntas mais frequentes e divulgar os horários de funcionamento.
Além disso, o perfil empresarial oferece estatísticas sobre as interações, número de mensagens enviadas, recebidas e lidas.
Também dá para responder aos seus clientes diretamente do navegador do computador, usando o WhatApp Web.
Se o dono do negócio tiver números de telefone pessoais e comerciais separados, pode ter o WhatsApp Business e o WhatsApp instalados no mesmo telefone e registrá-los com diferentes números. Há ainda suporte para números fixos, ou seja, o telefone comercial pode receber mensagens. Durante a verificação, selecione a opção "Me ligue" para receber o código por meio de uma chamada telefônica.
Contas verificadas ganham um selo verde ao lado do nome, algo similar ao que ocorre com contas verificadas no Twitter.
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