Topo

Contas do Instagram estariam sendo hackeadas em massa; app investiga

Instagram está investigando hack em múltiplas contas da rede social - Getty Images
Instagram está investigando hack em múltiplas contas da rede social Imagem: Getty Images

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

15/08/2018 15h31

O aplicativo Instagram pode estar sofrendo uma invasão em massa de contas nos últimos dias. Segundo publicações norte-americanas, milhares de usuários têm usado nos últimos dias outras redes sociais, como o Twitter, para reclamar sobre o ocorrido. O UOL Tecnologia apurou que usuários brasileiros também sofrem com a ação.

O hack segue quase sempre o mesmo padrão: o usuário tenta logar em sua conta e descobre que perdeu o acesso ou seu nome de usuário foi modificado. Então, ao seguir a recuperação de conta sugerida pelo Instagram, nota também que o endereço de email usado para o acesso foi modificado para uma conta com o fim '.ru', de origem russa.

Veja também: 

Muitos dos usuários sofrem também com fotos apagadas, bio deletada e perfis modificados – às vezes, uma foto de uma animação ou filme da Disney/Pixar é substituída como foto de perfil no aplicativo. A brasileira @foxwithlasers, que tem um perfil com quase 15 mil seguidores na rede social, é uma afetada pelo hacker.

Em postagens no Twitter, a usuária reclamou que não consegue acessar a conta, que foi invadida no último dia 12 de agosto. Desde então, ela tenta recuperar o login seguindo os passos sugeridos pelo Instagram, mas não obteve sucesso. O problema é que o endereço de email da conta foi modificado pelo hacker – e todos os passos para a recuperação da conta passam pelo email.

Na postagem, fica claro que o email novo colocado pelo hacker também tem o fim '.ru'. A usuária se mostrou revoltada com a equipe do Instagram por não oferecer outra opção de acesso à conta e diz estar perdendo dinheiro sem o perfil com pouco mais de 14 mil seguidores. Ela criou um perfil novo alternativo enquanto o problema persiste, mas conta com apenas algumas centenas de seguidores.

A falha foi primeiramente notada pelo site Mashable e parece ser mais grave com usuários norte-americanos. A história é sempre semelhante à da usuária brasileira. De acordo com o site, os relatos no Twitter ultrapassam a casa da centena em apenas 24 horas, mas seguem aumentando desde o início deste mês.

Segundo dados da plataforma de análise Talkwalker, mais de 5 mil tweets de ao menos 899 contas diferentes mencionaram o Instagram sendo hackeado em apenas sete dias.

Não está claro como os hackers conseguem acesso às contas. Normalmente, o recurso de autenticação de dois fatores é recomendado como essencial para manter a segurança do perfil, mas usuários relataram ao Mashable que foram hackeados mesmo com a funcionalidade ativada.

Instagram investiga

Em um post publicado no seu blog oficial na última terça-feira, o Instagram disse estar ciente das dificuldades enfrentadas por alguns usuários em acessar suas contas. A rede social disse estar investigando o problema e tem equipes dedicadas a buscar uma solução, mas apenas se limitou a emitir um guia para manter contas mais protegidas. Confira as dicas:

- Se você receber um email de nós notificando sobre uma mudança no seu endereço de email e você não pediu essa troca, clique no link marcado como “reverta a mudança” no email, e depois mude sua senha
- Nós aconselhamos você a escolher uma senha forte. Use uma combinação de pelo menos seis números, letras e sinais de pontuação. Ela deve ser diferente de outros passwords que você usa na internet
- Use passos da página para recuperar sua conta, usando um novo e seguro endereço de e-mail no processo de restauração
- Finalmente, remova o acesso para qualquer aplicativo de terceiro suspeitos e ligue a autenticação de dois fatores para segurança adicional. Nossa autenticação de dois fatores permite que você deixe sua conta em segurança por texto e estamos trabalhando para funcionalidades adicionais de dois fatores e iremos compartilhar em breve