Topo

Ataque hacker atrapalha seu wi-fi e usa seu roteador para derrubar sites

Atualizar seu roteador e usar uma senha forte ajudam a te proteger - Getty Images/iStockphoto
Atualizar seu roteador e usar uma senha forte ajudam a te proteger Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

18/08/2018 10h38

Um levantamento de julho desse ano da empresa de segurança digital Palo Alto Networks apontou que criminosos tem tomado o controle de roteadores domésticos e se aproveitado deles para atacar certos sites.

Isso acontece principalmente com roteadores que estejam protegidos por senhas fracas ou que tenham seu software desatualizado. Dependendo da fragilidade do dispositivo, os hackers maliciosos podem até passar a controlá-lo de forma completa.

VEJA TAMBÉM

Tais invasões podem ter como consequência uma velocidade de internet reduzida em casa, ou até mesmo interrompida, além de fazer dos donos do roteador um participante involuntário em investidas dos criminosos.

Uma vez controlados pelos invasores, os roteadores formam a chamada botnet, uma rede conectada remotamente que pode ser usada pelos agentes maliciosos para realizar os chamados DDoS (ataques de negação de serviço, da sigla em inglês). Na prática, isso significa que os criminosos pegam diversos roteadores e os utilizam para enviar enormes quantidades de dados a sites ou serviços, com a finalidade de derrubá-los.

Se proteger disso é simples, basta criar uma senha mais robusta para seu roteador, além de atualizá-lo. Outra orientação é simplesmente tirar o aparelho da tomada e reiniciá-lo uma vez por semana.

Está seguro? Veja como ficar mais protegido online

Leia mais