Topo

Aplicativo promete, mas existe um jeito de espionar o WhatsApp de alguém?

App polêmico promete espionar o WhatsApp alheio - Getty Images/iStockphoto
App polêmico promete espionar o WhatsApp alheio Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabriel Francisco Ribeiro

De Tilt, em São Paulo

12/03/2022 16h18

É muito errado (para não dizer criminoso), mas ainda existe muita gente que busca jeitos de monitorar a vida alheia nas redes sociais. Já existem aplicativos que prometem espionar o WhatsApp de outras pessoas e te dizer com quem elas falam e quando estão online. Então, fica aqui a explicação: não é bem assim.

O "ChatWatch", por exemplo, se tornou popular há alguns anos se vendendo como "uma maneira divertida para você aprender sobre seu status online e descobrir coisas simples como o horário que você dorme ou acorda a partir do status online".

Quando você baixava o aplicativo, recebia apenas um joguinho sem graça. Mas dentro ele continha um link que joga o usuário para o site da aplicação. E aí é que a brincadeira começa a ficar preocupante.

Em primeiro lugar, evite clicar e baixar coisas fora das lojas oficiais de aplicativos. Programas assim podem ser usados para propagar vírus, roubar dados ou aplicar golpes.

Para quem acessa o link, o app promete "stalkear" a atividade de outros contatos no mensageiro e criar relatórios.

Você precisa fazer um cadastro e dar acesso ao seu WhatsApp, além de instalar o monitor de conversas em um computador para um teste de 24 horas —é necessário pagar para usar por mais tempo. Ou seja, tudo muito perigoso.

Se mesmo assim alguém quiser arriscar e pagar pelo plano completo, é preciso entender o que o app está oferecendo na prática. Ele mostra em quais horas do dia a pessoa estava online no WhatsApp.

Qualquer pessoa pode fazer esse monitoramento simplesmente olhando o contato pelo WhatsApp e vendo quando aparece escrito "online" em seu status.

O app promete ver se dois números diferentes estiveram online ao mesmo tempo. Mas, vamos combinar, né? Isso, por si só, prova absolutamente nada. As pessoas podem estar online no WhatsApp, mas não exatamente conversando entre si, especialmente num ambiente como o WhatsApp, cheio de grupos e conversas não-lineares.

Ou seja, o ChatWatch, além de ser potencialmente perigoso por oferecer transações fora de lojas oficiais, parece ser um aplicativo para alimentar a paranoia das pessoas.

É bom deixar claro que o app pode extrapolar os limites da privacidade. E não é à toa que ele se descreve nas lojas oficiais do Google e da Apple de uma maneira bem diferente dos seus verdadeiros propósitos.

Por isso, fica o alerta: se você pensou em instalar, fuja que pode ser cilada!