Topo

Você deve fazer backup do WhatsApp agora mesmo; veja como

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

20/08/2018 12h23Atualizada em 03/06/2020 22h58

Os maníacos por WhatsApp do sistema Android ganharam um recurso muito bom para combater o armazenamento lotado do celular. O backup do mensageiro no Google Drive não vai mais contar para a cota do serviço na nuvem. Mas isso também vai significar que você precisa atualizar seu backup o quanto antes.

VEJA TAMBÉM:

Como era: os backups do WhatsApp para Android consomem parte da cota de armazenamento do Google Drive —que hoje é de 15 GB na versão gratuita (há também planos pagos que ampliam esta cota para 1 TB ou 100 TB). Quanto mais fotos e vídeos do WhatsApp você guarda, maior a fatia que ocupa na capacidade total do Drive.

Agora o backup do WhatsApp não vai mais abocanhar seus gigabytes livres no serviço do Google. Assim, tanto faz você ter 100 MB ou 1 GB de backup do WhatsApp: ele não fará mais diferença na redução do espaço livre de sua conta do Drive.

No iPhone nada mudou, já que nele o backup em nuvem é realizado só via iCloud. E nele, o conteúdo salvo do WhatsApp continua consumindo seu espaço livre no serviço da Apple.

Como fazer o backup pela nuvem

O WhatsApp fornece ao usuário duas formas de backup: manual, onde você mesmo é que terá a missão de se lembrar de fazer o backup às vezes; e automático, em que o app programa backups por intervalos de tempo determinados por você: todo dia, toda semana ou todo mês.

  • No Android, vá nos três pontinhos localizados no canto superior direito
  • Selecione "Configurações"
  • Procure o item "Conversas" e clique nele
  • Agora, abra a opção "Backup de conversas". Nesta tela, vá em "Configurações do Google Drive" e adicione sua conta do Google, clicando em "Conta" e escolhendo o e-mail de login correto da sua conta
  • Em "fazer backup no Google Drive", você vai poder definir se deseja fazer um backup automático, entre as opções "diário", "semanal" ou "mensal". Se preferir a operação de backup manual, clique em "Apenas quando eu tocar em 'Fazer backup'" (botão que aparece com destaque verde nesta tela). Se nunca quiser backup no Drive, clique em "Nunca".
  • Uma vez configurado, já pode clicar no botão verde "Fazer backup". O app fará a cópia do backup na nuvem.

WhatsApp Android - backup1 - UOL - UOL
Imagem: UOL

WhatsApp Android - backup2 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Os arquivos podem ser armazenados quando você estiver conectado no wi-fi ou no 3G/4G. Ainda nesta tela, clique em "Fazer backup em" e escolha se será "Wi-Fi" ou "Wi-Fi ou celular" (este consumirá seu plano de dados de internet móvel).

No fim da tela, você também pode optar se vai querer ou não incluir vídeos no backup. Lembre-se que vídeos consomem bastante megabytes de armazenamento —o que felizmente deixará de ser problema após o acordo com o Google começar a valer.

Como recuperar o backup pela nuvem

Para restaurar o backup, quando instalar o WhatsApp no celular novamente, basta utilizar a mesma conta do Google que você usou no backup anterior, e logado nessa conta no Google Play, baixe o WhatsApp.

Durante o processo de instalação do app, coloque o número de celular usado no backup anterior para logar. Ele reconhecerá o backup no Drive associado ao número e vai mostrar a mensagem "Backup encontrado". Nesta tela, clique no botão verde "Restaurar" e o app terminará a recuperação do backup.

Como fazer o backup sem a nuvem

É possível fazer o backup manual do WhatsApp para Android sem depender do Google Drive. Desta forma é um pouco mais complicada, mas vamos ensinar aqui.

Para fazer sem o Drive, vá até o WhatsApp e repita os primeiros passos ditos acima. Clique no botão de menu (os três pontinhos verticais da página principal do app) > Configurações > Conversas > Backup de conversas.

Nesta tela, em "fazer backup no Google Drive", clique em "Nunca". E depois no botão verde "Fazer backup". O backup assim será atualizado, mas na memória do celular.

Neste caso, é importante você ter uma cópia deste backup em outro tipo de armazenamento físico.

Para isso, use um app gerenciador de arquivos para Android, e com ele, localize a pasta do WhatsApp (que fica na raiz do armazenamento, também chamado de "sdcard") e faça uma cópia dela para seu cartão MicroSD.

O processo é similar ao gerenciamento de pastas no Windows Explorer: selecione a pasta e escolha "copiar", depois entre na pasta raiz do cartão de memória e clique em "colar".

Outra alternativa é realizar essa cópia no armazenamento do seu computador ou laptop. Para isso, conecte o celular ao computador com Windows pelo cabo USB e faça essa transferência, arrastando a pasta do WhatsApp para dentro da pasta de sua preferência no PC.

Como recuperar o backup sem a nuvem

Para quem realizou com sucesso as etapas ditas acima, agora é a hora de fazer o inverso: trazer a pasta WhatsApp de volta ao seu celular novo. Faça os passos abaixo antes de instalar o WhatsApp de novo.

Se o backup manual ficou no cartão MicroSD, coloque-o no celular novo, instale e use novamente um app gerenciador de arquivos. Depois copie e cole a pasta WhatsApp na raiz da memória principal (a "sdcard" mencionada acima).

Se o backup manual foi feito no PC ou laptop, ligue o celular ao computador de novo via cabo USB, abra a pasta raiz do armazenamento do celular, e arraste a pasta do WhatsApp salva no PC para dentro.

Nos dois casos, depois instale o WhatsApp normalmente e ele puxará o backup no final da instalação.