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Essas 20 empresas foram multadas por ligar mesmo você não querendo

Empresas continuaram a ligar para consumidores mesmo depois de bloqueadas -
Empresas continuaram a ligar para consumidores mesmo depois de bloqueadas

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

03/09/2018 15h38

Sabe aquela ligação de telemarketing que insiste em tocar mesmo depois de você ter solicitado o bloqueio? A Fundação Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) analisou cerca de 25 mil denúncias sobre isso e anunciou que vai multar 20 empresas pelo descumprimento dessa regra.

A decisão faz parte da Operação Bloqueio de Telemarketing 2018 que investigou as denúncias entre 2 de abril de 2017 até 2 de maio deste ano.

Os valores das multas não foram divulgados, mas você pode conferir a seguir a lista de empresas multadas:

  • Banco BMG S.A
  • Banco Bradesco SA
  • Banco Pan S.A
  • Banco Safra SA
  • Banco Santander Brasil S.A.
  • Bradesco Seguros S.A
  • Caixa Econômica Federal
  • Claro S.A
  • Cnova Comércio Eletrônico S.A
  • DR Benefício Ltda
  • Itaú Unibanco S.A
  • Nextel Telecomunicações Ltda
  • Oi Móvel S.A (em Recuperação Judicial)
  • Omega Assist Assistência Funeral Eireli
  • P & P Marketing e divulgação Eirelli
  • Porto Seguro Companhia de Seguros
  • Sky Serviços de Banda Larga Ltda
  • Telefônica Brasil S.A
  • Tim Celular S.A
  • Vale Encantado Country Club

Segundo o Procon-SP, 371 empresas já foram autuadas pela fundação desde que a Lei 13.226/08, que instituiu o "Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing", entrou em vigor em São Paulo, no início de 2009.

Como funciona o bloqueio de telemarketing?

O Procon-SP fornece um cadastro específico para aqueles que não querem mais receber ligações de telemarketing. Ele vale apenas para quem está no Estado de São Paulo e é só fazer o cadastro dos números de telefones no site de bloqueio da fundação -- outros estados possuem iniciativas parecidas. Por isso, vale a pena pesquisar. 

Depois disso, o consumidor vai receber uma senha para acessar o seu perfil. Lá ele poderá excluir e incluir números de telefones e registrar reclamações.

Depois de 30 dias, nenhuma empresa poderá mais fazer ligações para os seus números.

Importante lembrar: é possível voltar atrás e deixar o seu número novamente disponível para ligações de telemarketing.