Topo

Piscou? Tremeu? Quer foto que mexe? Veja como usar o Live Photos do iPhone

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

10/09/2018 04h00

Ainda não inventaram um jeito de tirar fotografias animadas em tempo real, mas a Apple tem um recurso super divertido para isso. Já ouviu falar do Live Photos do iPhone? Ele é bem mais que um recurso que deixa as imagens com jeito de "Harry Potter".

A primeira coisa importante a saber é que você precisa ter um iPhone 6S ou um modelo superior.

Com o Live Photos ativado, o celular captura a imagem e o som ambiente 1,5 segundos antes e depois de o botão da foto ser apertado. É por isso que a imagem ganha movimento.

Agora, vamos aprender a explorar tudo o que o Live Photos pode fazer.

1. Abra a opção de câmera no seu iPhone

2. Ache um símbolo em forma de círculo. É aí que está o recurso Live Photos. Uma vez selecionado, o ícone muda para a cor amarela.

1 - Live Photos do iPhone - UOL - UOL
Imagem: UOL

3. Agora, mire e fotografe o que desejar.

4. Para ver sua foto animada, clique na miniatura que aparece do lado esquerdo ou vá até a galeria de imagens.

5. Ao escolher a imagem desejada, pressione por alguns segundos o dedo sobre a tela do celular. Viu como ela mexe?

Efeito boomerang

6. Agora que vem a diversão. Além do formato padrão, chamado "Live" (fotos vivas), é possível aplicar outros efeitos em suas fotos, como ?Loop? (reprodução de cenas em sequência), "Vai e volta" (lembra o efeito boomerang) e "Longa Exposição" (exibe com mais detalhes as cenas em movimento). Para isso, é só arrastar o dedo de baixo para cima na tela do celular e aguardar até as opções de efeitos surgirem.

2 - Live Photos no iPhone - UOL - UOL
Imagem: UOL

Em qualquer um dos efeitos, é possível editar, adicionar filtros, ajustar a luz e silenciar o som ambiente.

3 - Live Photos do iPhone - UOL - UOL
Imagem: UOL

Escolha o frame

Além de criar GIFs divertidos com suas fotos, você pode deixar o modo Live Photos ativado para aumentar as chances de um clique perfeito. Já explico!

Imagine que você quer tirar uma foto de um bebê e ele não para de se mexer. É só tirar a foto com a funcionalidade ligada e depois selecionar o melhor quadro entre as imagens feitas com o Live Photos.

Para isso, abra a imagem na galeria de fotos do iPhone e toque em "Editar". Vai aparecer uma bara com uma série de quadros relacionados a mesma foto. Deslize o dedo, escolha a melhor cena e clique em "Criar foto principal". Toque em OK.

A imagem com o melhor clique vai ficar salva na galeria do seu iPhone.

Compartilhe sua obra de arte

Depois de usar e abusar dos efeitos do Live Photos chegou a hora de compartilhar. É só selecionar a imagem e procurar o símbolo que tem um quadrado e uma setinha (localizado no canto inferior esquerdo da tela).

Em seguida, escolha se quer enviar por email, Instagram, WhatsApp, Messenger do Facebook, entre outras opções. O compartilhamento serve tanto para as cenas animadas quanto para as fotos estáticas. 

Tecnomagia: as tecnologias de Harry Potter que queremos no nosso mundo

Confira

Adeus, print! Como gravar a tela do seu iPhone

UOL Notícias