Seu computador pode estar conectado com algum site sem você saber; descubra

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Foto: Pixabay

    Seu computador anda lerdo e esquisito? Melhor fazer uma varredura

    Seu computador anda lerdo e esquisito? Melhor fazer uma varredura

Você está lá navegando, pulando de site em site, do Instagram para o Facebook, e vice-versa, e nem imagina que programas maliciosos podem estar usando sua conexão em segundo plano. Estamos falando de palavras que podem soar estranhas para você: vírus, worms, cavalo de Troia, spyware... O importante a saber é que esse tipo de programa é um perigo para a segurança das suas informações.

Existe uma forma rápida e prática de encontrar e eliminar esse tipo de ataque: basta usar um programa como o programa CurrPorts (baixe aqui).

O site parece ter parado no tempo, mas serve para listar todas as conexões TCP/IP e UDP abertas no computador, que são os nomes dos canais por onde os dados são enviados na internet.

O bom do CurrPorts é que ele mostra o processo usado para a conexão, ou seja, te dá o nome, o caminho, a data, a hora e o usuário.

As conexões destacadas em rosa são as consideradas suspeitas pelo CurrPorts --arquivos com falta de informações ou desconhecidos. Saiba como usar o programa:

1. Baixe o CurrPorts em seu computador. O arquivo estará compactado. Basta descompactá-lo e salvá-lo em algum lugar.

2. Clique sobre o programa com o botão direito do mouse e depois em "Executar como administrador". 

Reprodução

3. Em seguida, aparecerá uma página com todas as conexões abertas. Aqui é possível ver todas as informações do processo.

Reprodução

4. Você pode, além de fechar as conexões, copiar os dados de uma porta para a área de transferência ou salvar os dados em diversos formatos (texto, HTML ou XML).

5. Por mais que o programa lhe mostre quais são as conexões consideradas suspeitas, dê uma olhada bem detalhada em todas elas. Caso suspeite de algo estranho, clique sobre a conexão com o botão direito do mouse e em "Kill Process of Selected Ports". 

Reprodução

6. Em seguida, clique em "Sim" para excluir a conexão. 

Reprodução

Getty Images

#DicasDeTec: quer aprender mais truques para tirar o melhor proveito do seu celular?

Confira nossa página

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos