Topo

Por que o novo símbolo da Uber vai ajudar seus motoristas?

Uber: nova logo deve ajudar motoristas, destacando o nome - Reprodução
Uber: nova logo deve ajudar motoristas, destacando o nome Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

13/09/2018 12h33Atualizada em 29/11/2018 18h09

A Uber mudou seu símbolo na quarta-feira (12), deixando para trás a anterior, que já durava dois anos. Em vez do círculo branco com um pequeno quadrado preto no meio, agora a identidade visual do app de transporte traz apenas seu nome, em uma nova e minimalista fonte de texto própria.

Segundo uma reportagem da "Ad Week" sobre a novidade, um dos principais motivos para a mudança é que tanto os motoristas quanto os passageiros não se identificavam muito com a logo anterior.

VEJA TAMBÉM:

Por meio de uma pesquisa, a equipe da Uber descobriu que a maioria dos usuários não associava o símbolo antigo com o Uber, e que os motoristas até viravam o adesivo da marca para o outro lado, que dizia "Uber", para que os passageiros pudessem reconhecer seus carros mais facilmente --assim como nos táxis.

Além disso, segundo Peter Markatos, diretor executivo de marca da Uber, a mudança reflete a transição da empresa de "startup de San Francisco para uma empresa global", especialmente uma que se tornou uma "plataforma de mobilidade".

"Não faz sentido construir mais equidade em algo que as pessoas não entendem", disse Markatos. A reportagem ainda menciona que a mudança tem a ver com a necessidade da Uber tentar deixar para trás problemas recentes, como as denúncias de assédio nos EUA.

Uber: logo até setembro de 2018 - Divulgação - Divulgação
Logo da Uber até setembro de 2018
Imagem: Divulgação

Uber logo - Divulgação - Divulgação
A primeira logo da Uber
Imagem: Divulgação

A Uber trabalhou com a consultoria de marcas Wolff Olins e a MCKL, uma criadora de fontes, durante todo o processo de redesenho de nove meses. A fonte nova chama-se Uber Move e também vai adornar o app de entregas de comida Uber Eats.

A pedido do executivo-chefe da Uber, Dara Khosrowshahi, a fonte criou uma sutileza que tem a ver com a natureza do app: o lado direito da letra maiúscula "U" e o lado esquerdo da letra minúscula "b" parecem ter duas linhas em uma estrada.

Quando os usuários abrem o app, a marca desaparecerá lentamente até que apenas duas linhas permaneçam, abrindo para exibir a página do mapa.

Como cofundador do Google quer lançar carros voadores

UOL Notícias