Topo

Falha no iOS trava seu iPhone com um simples link; veja como funciona

Travamento incomoda, mas não deve levar a malwares - Noah Berger/AFP
Travamento incomoda, mas não deve levar a malwares Imagem: Noah Berger/AFP

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

18/09/2018 16h14

Uma descoberta de falha segurança do desenvolvedor Sabri Haddouche, publicada em sua conta no Twitter no sábado (15), revelou uma vulnerabilidade que pode travar iPhones e iPads.

Haddouche apresentou um teste com apenas 15 linhas de código que, se visitadas, travam e reiniciam os aparelhos da Apple. Se aberto no navegador Safari do macOS, o travamento também ocorre.

VEJA TAMBÉM

O código explora uma fraqueza no mecanismo de renderização da Web do iOS, o WebKit, que a Apple ordena que seja usado por todos os apps e navegadores do sistema. Com ele é possível causar um "kernel panic", um tipo de travamento que desliga e reinicia o sistema operacional para evitar danos.

“Qualquer coisa que renderize HTML no iOS é afetada”, disse ele ao site "Techcrunch". Isso significa que se alguém lhe enviar um link no Facebook ou no Twitter, ou para qualquer página da Web ou e-mail que inclua as tais linhas de código, o problema pode acontecer.

O UOL testou o link em dois iPhones com iOS 10 e 11 e o bug realmente travou os aparelhos. No com iOS 10, o celular desligou. No com o 11,voltou ao normal apenas pressionando o botão Home.

A boa notícia é que um ataque com esse código não pode ser usado para executar malware ou qualquer tipo de roubo de dados. De qualquer forma, até lá, procure não clicar em links que venham de fontes desconhecidas para não passar por esse pequeno transtorno.

Haddouche contatou a Apple sobre o ataque, que estaria sendo investigado. Procurada pelo UOL, a Apple disse que não vai comentar o assunto no momento.

Um iPhonão desse, bicho! Com iPhone XS Max, a Apple se rendeu à telona

Relembre a evolução