Topo

Novo Galaxy A7 é o primeiro celular da Samsung com três câmeras traseiras

Galaxy A7 (2018) é o primeiro da Samsung a trazer três câmeras traseiras - Divulgação
Galaxy A7 (2018) é o primeiro da Samsung a trazer três câmeras traseiras Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

20/09/2018 11h49Atualizada em 22/11/2018 17h57

Essa foi rápida. Um dia após divulgarmos que a Samsung estava prestes a lançar os celulares J4+ J8+ e A7, eis que a gigante sul-coreana confirma o lançamento de um deles: o intermediário A7 versão 2018, que marca a estreia da Samsung em câmeras triplas na traseira.

Sobre as câmeras, teremos o seguinte: na traseira, um sensor de foco automático de 24 MP (abertura de luz F/1.7), uma de 8 MP com ângulo de 120°, e uma lente dedicada a fotos em profundidade, com 5 MP. Na câmera frontal, uma única lente de enormes 24 MP --a maioria das frontais de celulares traz até 8 MP.

VEJA TAMBÉM:

Traduzindo a numeralha toda: a câmera tripla deixa a vida de quem tira fotos mais versátil. No caso do A7, o usuário poderá clicar fotos bem grandes e detalhadas, panorâmicas e com controle da profundidade de campo, útil para o efeito bokeh (ou "modo retrato"), com desfoque artístico do fundo.

E as selfies ficarão bem detalhadas também. Nem mesmo tops de linha como os novos iPhones XS, Galaxy S9, Galaxy Note 9 ou o Moto Z3 trazem tantas megapixels na câmera frontal.

A Samsung ainda promete um "otimizador de cenas" inteligente que categoriza o assunto mostrado na câmera e ajusta a cor, o contraste e o brilho para melhorar a qualidade da foto --algo similar ao que faz o top da linha LG G7 ThinQ.

Até então, só a Huawei tinha ousado um celular com câmera traseira tripla --o P20 Pro, que não vende no Brasil ainda, mas que pode chegar em breve. Segundo rumores, mais fabricantes estão preparando celulares deste tipo, como a LG, com o próximo V40. E o Galaxy S10, previsto para o começo do ano que vem, pode ser assim também.

O movimento da Samsung era esperado, pois o CEO de celulares da empresa, DJ Koh, deu entrevista há uns dias dizendo que poderia passar a trazer recursos inovadores em primeira mão para os celulares intermediários-premium (caso do A7) antes dos tops de linha.

A foto do produto também confirma que ele virá com uma esperada tela quase sem bordas de 6 polegadas --assim como o Galaxy A8+ lançado este ano-- e uma grande mudança de design: o sensor de impressão digital, que costuma ficar atrás nos aparelhos da marca (e que por isso recebia críticas), agora deve ficar na parte lateral.

Nas demais especificações do modelo, temos um processador octa-core de 2,2 GHz (a marca não diz o nome, mas pode ser o Exynos 7885), 4/6 GB de RAM, 64/128 GB de armazenamento mais entrada para cartão MicroSD (até 512 GB) e bateria de 3.300 mAh.

Assim como seus rivais diretos Motorola Moto Z3 Play e Asus Zenfone 5, o novo A7 é um celular para quem quer muito o poder de um modelo premium, mas não pode pagar mais de R$ 4 mil por ele. Consegue ir um pouco além do pacote "roda ok internet, WhatsApp e redes sociais", garantindo boa performance em jogos e apps mais exigentes e em gravação de vídeos.

A câmera tripla do A7 já o coloca em vantagem sobre o Z3 Play e o Zenfone 5 nesse quesito, e eles também perdem em processamento --ambos têm o Snapdragon 636, com velocidade máxima de 1,8 GHz. Na bateria, o A7 ganha do Z3 Play (3.000 mAh) e empata com o Zenfone (3.300 mAh). Em memória, todos empatam no combo 4 GB RAM e 64 GB de espaço interno. 

O Galaxy A7 estará disponível em alguns mercados europeus e asiáticos a partir do último trimestre de 2018 e se expandirá para "mercados adicionais" no futuro próximo.

Não sabemos ainda os preços ou datas de lançamentos no Brasil, mas para efeito de comparação, o Galaxy A8 deste ano saiu com preço sugerido inicial de R$ 2.399 --um valor já bem alto para a maioria do público. Vale sempre à pena esperar uns meses para aguardar redução de preço.

Ficha técnica: Samsung Galaxy A7 (2018)

Tela: 6 polegadas Full HD+ Super Amoled (2.220 x 1.080 pixels)
Sistema operacional: Android 8.0
Processador: octa-core de 2,2 GHz
Memória: 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento + slot MicroSD (até 512 GB); 4 GB de RAM de 128 GB de armazenamento; 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento 
Câmeras: 24 MP + 8 MP + 5 MP (traseira); e 24 MP (frontal)
Dimensões e peso: 159,8 x 76,8 x 7,5 mm, e 168 g
Bateria: 3.300 mAh

Galaxy A8 acerta na câmera; veja nossas impressões

UOL Notícias

Está na dúvida? Confira os nossos reviews dos celulares

Leia mais